O Dia do Turismo é celebrado nesta sexta-feira (27). A data visa ressaltar a importância econômica, social e cultural das cidades. Na região norte da Bahia, vários municípios possuem pontos turísticos que movimentam a população e os visitantes, como na cidade de Juazeiro, terra da cantora baiana Ivete Sangalo.
A cidade encanta com seus pontos turísticos, com ilhas a beira do Rio São Francisco, parques, museu e a Catedral de Nossa Senhora das Grotas.
Leia também:
Conheça 5 lugares para visitar em Juazeiro:
Catedral Nossa Senhora das Grotas
Fundada em 26 de março de 1840, a Catedral Nossa Senhora das Grotas está localizada no Centro da cidade e até 1913 pertenceu à Arquidiocese de São Salvador. O interessante é que a atual Catedral de Nossa Senhora das Grotas não foi a primeira construída na cidade.
A primeira Igreja Matriz da cidade foi criada em 1833, na Vila de Nossa Senhora das Grotas do Joaseiro, que deu origem ao atual nome da cidade. No entanto, foi apenas em 1854 que houve a construção da segunda Igreja Matriz, inaugurada em 1868. A Igreja, localizada no Centro da cidade, é hoje um dos maiores pontos turísticos do município.
Ilha do Rodeadouro
A Ilha do Rodeadouro, a cerca de 12 km de Juazeiro, é banhada pelo Rio São Francisco. A região é formada por um trecho navegável, areias brancas e uma água calma. O local atrai inúmeros turistas, como também a população que busca se banhar nas águas do Velho Chico.
Para chegar na Ilha do Rodeadouro basta realizar a travessia em um barco. A Associação dos Condutores de Barcos possui quatro embarcações que realiza esse trajeto e as passagens custam a partir de R$ 8.
Ilha do Fogo
Localizada no Rio São Francisco, a Ilha do Fogo faz uma divisa entre as cidades de Juazeiro e Petrolina, sendo destaque como um cartão postal para a população das duas cidades. A Ilha segue sendo um dos principais pontos turísticos gratuitos do Velho Chico.
Com areia fina e fofa, que lembram praias do litoral, a Ilha do Fogo tem proximidade com os centros de Juazeiro e Petrolina e o acesso é feito pela ponte Presidente Dultra, que atravessa o Rio São Francisco.
Museu Regional do São Francisco
A Fundação Museu Regional do São Francisco foi a residência do Coronel Miguel Siqueira. A construção tem características neoclássicas e foi construída em cal e barro da beira do Rio São Francisco. O Museu dispõe de um vasto acervo, adquirido através de doações de populares e está localizada no Centro da cidade, na Praça da Catedral de Nossa Senhora das Grotas.
No Museu, é possível encontrar cartas, patentes, documentos variados, fotografias, pinturas a óleo, louças inglesas da antiga Campanha de Navegação do São Francisco, paramentos e utensílios do 1º bispo de Juazeiro e dos primeiros médios e dentistas da cidade.
Memorial Casa da Bossa Nova
Juazeiro é conhecida por grandes ícones da cultura. O Memorial Casa da Bossa Nova reúne fotos, discos e vídeos que contam a história do pai da Bossa Nova, o juazeirense João Gilberto. O Memorial Casa da Bossa Nova fica na casa onde viveu o cantor, na Praça Imaculada Conceição, Centro de Juazeiro.
João Gilberto era cantor, violonista e compositor brasileiro, considerado um gênio por musicólogos e jornalistas especializados, revolucionou a música brasileira ao criar uma nova batida de violão para tocar samba, a Bossa Nova.
Julia Gabriela
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!