Várias cidades do norte da Bahia possuem pontos turísticos que movimentam a população e os visitantes. Esse é o caso da cidade de Paulo Afonso, que tem cerca de 119 mil habitantes.
O município encanta com seus pontos turísticos, com a famosa “igreja de pedra”, ilha, a ponte que faz a divisa entre a Bahia e o estado de Alagoas, e também com as reservas naturais.
Leia também:
Conheça alguns lugares para conhecer em Paulo Afonso:
Igreja São Francisco de Assis
Um dos grandes destaques no turismo de Paulo Afonso é com a Igreja São Francisco de Assis, mais conhecida como a “igreja da pedra”, devido a sua construção, localizada na Rua da Gangorra. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a igreja foi construída em 1949 e por um tempo pertenceu ao acampamento da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), como também remete ao período medieval, encantando a todos com sua construção.
Ilha do Urubu
A Ilha do Urubu também é um dos principais pontos que encanta a cidade de Paulo Afonso. Localizada dentro do complexo hidrelétrico da Chesf, ele se torna um ponto turístico por conta de suas obras, cânions e cachoeiras.
Para conhecer o complexo da Ilha do Urubu, é necessário que o visitante esteja acompanhado de um guia turístico.
Ponte Dom Pedro II
Visitar Paulo Afonso pode lhe permitir uma visita rápida a Alagoas, por meio da Ponte Dom Pedro II. A famosa ponte que faz a divisão também é conhecida como a “Ponte Metálica”, ela possui cerca de 84 metros e foi construída em 1950 sobre o Rio São Francisco. Além disso, a ponte também é utilizada para a prática de rapel, bungee jump e base jump.
Raso da Catarina
Raso da Catarina, reserva ecológica de 6.400 km², é dividida entre a reserva biológica e a indígena, recoberta da vegetação caatinga. O clima da reserva é típico de área desértica, ao qual durante o dia a temperatura chega a 40°C, já a noite pode cair em até 10°C.
O seu nome é em homenagem a uma antiga moradora e líder do local e a sua vegetação é rica em mandacarus, e xiquexiques e diversos tipos de bromélias. A visitação do local é permitida por meio de uma autorização prévia.
Museu Casa de Maria Bonita
A casa onde nasceu a cangaceira Maria Bonita virou um ponto turísticos para a região. Localizada no Povoado Malhada da Caiçara, zona rural do município, há 38 km de Paulo Afonso. A casa é de reboco e aberta a visitação pública, que permite contar a trajetória marcante de Maria Bonita.
Parque Aquático "Leno Water Park"
Por fim, para se refrescar nos dias de calor, a cidade ainda tem a opção do Parque Aquático “Leno Water Park”. Ele se encontra a beira da represa e tem área de camping, piscinas, toboáguas, quiosques e restaurante. O parque aquático está localizado no Loteamento Prainha II.
Julia Gabriela
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!