Viajar sozinha para mulheres pode, muitas vezes, trazer o sentimento de insegurança. Por outro lado, o retorno das viagens após o cenário pandêmico indica uma mudança de comportamento, e o interesse maior de conhecer lugares sozinho.
De acordo com o O Globo, dados de uma pesquisa da Norwegian Cruise Line, companhia norte-americana de transporte marítimo, a cada três viajantes, um tem o desejo de conhecer o local sozinho. Um estudo da rede de viagens Virtuoso indica o mesmo movimento, com mulheres com 65 anos ou mais com o maior crescimento no índice de viagens solo em 2022.
Leia também:
Com isso, e sabendo a discriminação e preocupação enfrentada por mulheres com a segurança na hora de viajar, a emissora britânica BBC identificou os cinco países mais seguros para o público feminino.
Para o levantamento, foram utilizados o Índice de Paz e Segurança das Mulheres da Universidade de Georgetown (WPS), o relatório Global Gender Gap do Fórum Econômico Mundial e o Índice de Paz Global do Institute for Economics and Peace (PGP), além de mulheres que já viajaram sozinhas.
Confira abaixo:
Eslovênia
A Eslovênia está no topo da classificação do índice WPS, para a Europa Central e Oriental. O levantamento indica de 85% das mulheres se sentem seguras no país.
Ruanda
Localizado na África Oriental, tem 55% do parlamento composto por mulheres e ocupa primeiro lugar do mundo em igualdade de gênero na corte. O índice de segurança da comunidade é considerada e alta, e está em sexto lugar no índice Global Gender Gap, que mede termos como economia, educação, saúde e participação política.
Emirados Árabes
Confederação árabe lidera lista entre países do Oriente Médio e Norte da África no índice WPS, em relação a escolaridade das mulheres, inclusão financeira e igualdade de gênero.
Ainda segundo o balanço, a segurança comunitária indica que 98,5% das mulheres com 15 anos ou mais relataram que "se sentem seguras andando sozinhas à noite na cidade ou área onde moram".
Japão
Já o Japão está entre os dez países mais seguros do mundo. Além do baixo índice em crimes violentos e conflitos internos ou externos, o país também está lista do Índice de Paz Global.
Noruega
A Noruega também ocupa uma posição alta no índice WPS. O país europeu figura entre os dez mais igualitários e felizes em termos de gênero do mundo. Também é conhecido por ser tradicionalmente inclusivo para todos os viajantes.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!