Viver Cabula

Cabula tem dois dos colégios mais tradicionais de Salvador

Os dois colégios foram inaugurados há mais de 30 anos e hoje a presença da tecnologia é parte fundamental da educação nas duas instituições

Especial de Conteúdo

Oferecimento
Todo mundo que mora no Cabula já deve ter visto ou ouvido falar dos colégios Resgate ou São Lázaro. Na verdade, os dois colégios são bastante conhecidos na capital baiana. Tanto o Resgate quanto o São Lázaro já são tradição no bairro e servem como ponto de referência para quem quer se localizar no bairro.

Eles estão localizados na Rua Silveira Martins, mas em partes diferentes. Enquanto o Colégio São Lázaro está situado em frente à Universidade do Estado da Bahia (Uneb), o Colégio Resgate fica já no final da rua, próximo a entrada de Pernambués e da Ladeira do Cabula. Há ainda uma outra unidade do Colégio Resgate, localizada no bairro de Brotas.

Foto: Reprodução
Os dois colégios foram inaugurados há mais de 30 anos e hoje a presença da tecnologia é parte fundamental da educação nas duas instituições. As escolas oferecem classes que vão da Educação Infantil até o Ensino Médio, além de se preocupar não apenas com a formação acadêmica dos estudantes, mas também com sua formação como cidadãos conscientes de suas responsabilidades.

Unidades
Os Colégios Resgate e São Lázaros estão divididos em três unidades, sendo que duas estão localizadas no bairro do Cabula.
Colégio São Lázaro: localizado na Rua Silveira Martins, nº 445 – Cabula.
Colégio Resgate Cabula: localizado na Rua Silveira Martins, nº 01.
Colégio Resgate Brotas: localizado na Rua Senador Salgado Filho, nº 02.

Estrutura
Os Colégios Resgate e São Lázaro oferecem uma gama de atividades e estrutura para os seus alunos, com espaço para esporte e lazer. Nas aulas de Educação Física é desenvolvido o gosto do estudante pelo esporte, ensinando as modalidades de Futsal, Voleibol, Handebol e Basquete.

Além disso, os alunos contam com laboratórios de ciências e informática. Este último é equipado com projetores de multimídia e computadores de última geração, proporcionando maior conforto e segurança para os alunos. A biblioteca tem acesso à internet e as instituições oferecem ainda salas de estudo, auditório, salas de aula confortáveis e modernas e uma piscina semi-olímpica.

Metodologia de ensino
“Elaborar um projeto de ensino adequado para seus alunos de acordo com o seu segmento, sem alinhar-se, exclusivamente, com uma única metodologia clássica”. É assim que os colégios Resgate e São Lázaro descrevem a sua metodologia. Além de ministrar os conteúdos, as duas instituições buscam incentivar a atividade em equipe, desenvolver iniciativa, espírito científico e criatividade.

Há ainda um Serviço de Orientação Educacional (SOE), que é responsável por orientar o aluno em seu processo de aprendizagem, em seu aspecto cognitivo e em seu âmbito socioafetivo e comportamental.

Os professores das duas escolas são orientados na forma de se relacionar com os alunos e em como o conhecimento vai ser abordado nas avaliações. Estas, por sinal, são aplicadas de maneira contínua, tornando mais eficiente o aprendizado das matérias e criando no aluno um hábito do estudo contínuo.