O filme "Bugonia", novo trabalho do aclamado diretor grego Yorgos Lanthimos, chegou aos cinemas brasileiros na última quinta-feira (27) e segue em cartaz. A produção estreou originalmente em agosto, no Festival de Veneza, onde foi recebida com uma ovação de cerca de sete minutos. Meses depois, o longa passou a ser exibido nos cinemas dos Estados Unidos (EUA), acumulando US$ 17 milhões em bilheteria e se firmando como mais um sucesso da carreira do cineasta.

Apesar da expectativa em torno do lançamento, poucos sabem que "Bugonia" é uma adaptação de "Save the Green Planet" ("Salve o Planeta Verde", em tradução livre), filme sul-coreano de 2003 dirigido por Jang Joonhwan. A obra original, que mistura comédia sombria, suspense e crítica social, não conquistou grande sucesso comercial à época, mas se tornou um clássico cult ao longo dos anos.
Leia também:
Segundo Jerry Ko, presidente do departamento internacional de filmes da CJ ENM - distribuidora do título original e uma das produtoras do remake -, o longa não encontrou seu público em 2003 por ter sido lançado antes do boom global do cinema coreano. "Em 2003, o mundo estava apenas começando a conhecer o cinema coreano e pessoas como Kim Kiduk, Park Chanwook e alguns outros. O público começou a formar uma ideia do que os filmes coreanos podiam ser e esse filme não era nada do tipo", explicou o executivo.
Ko acrescentou ainda que viu uma nova oportunidade para a história quando produções coreanas passaram a dominar o cenário internacional. "Kim [Kiduk] estava no centro do movimento artístico e viajava para festivais. Park [Chanwook] e outros tinham um apelo maior para o público coreano. Mas ‘Save the Green Planet’ era único, e se articulava de forma comercial e artística. Hoje em dia, acho que esse tipo de filme pode se conectar com audiências globais. Então, nós decidimos dar outra chance no final dos anos 2010, quando ‘Parasita’ e ‘Round 6’ estavam virando sucesso", disse a Variety.

Assim como o original, "Bugonia" acompanha dois jovens obcecados por teorias da conspiração - agora interpretados por Jesse Plemons e Aidan Delbis - que sequestram a CEO de uma grande corporação acreditando que ela é uma alienígena prestes a destruir a Terra. A principal diferença é que, no remake, o executivo masculino do filme coreano é substituído por uma mulher, vivida por Emma Stone, adicionando novas nuances à narrativa.
A produção marca a quarta parceria entre Stone e Lanthimos, após "A Favorita" (2018), "Pobres Criaturas" (2023) - que garantiu o Oscar de Melhor Atriz à atriz - e "Tipos de Gentileza" (2024), também estrelado por Plemons.
"Bugonia" é produzido pelas companhias Fruit Tree e Pith Shingles, pertencentes a Stone e Lanthimos, em parceria com a Element Pictures e a CJ ENM. O elenco também conta com nomes como Stavaros Halkias ("Salesman") e Alicia Silverstone ("As Patricinhas de Beverly Hills"). O roteiro é assinado por Will Tracy, de "Succession".

Em Salvador, os tickets para ver o filme já podem ser adquiridos de forma online, no site Ingresso.com, ou na bilheteria dos cinemas. Os preços e os horários podem variar a depender do dia e do horário.
Após a estreia, o longa pode ser assistido no Cineflix Shopping Bela Vista, Cinépolis Shopping Salvador Norte, UCI Orient Shopping da Bahia, Cinépolis Horto Bela Vista, UCI Orient Paralela, Cinemark Salvador e UCI Orient Barra.
Confira o trailer de 'Wicked - Parte 2':
Assista ao 'De Hoje a Oito', podcast de entretenimento do Ibahia:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!


