O professor Dirceu Martins Alves, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), de Ilhéus, no sul da Bahia, teve seu filme selecionado para concorrer em um festival europeu. Ele é professor pelo Departamento de Letras e Artes (DLA) e dirigiu o filme “Money”, escolhido para concorrer entre os melhores do mês de agosto no Rome Prisma Film Awards 2024, um dos mais populares festivais de cinema da Europa.
O curta-metragem de ficção foi gravado no bairro Salobrinho, onde a Uesc está localizada. Com aproximadamente 10 minutos de duração, o filme tem roteiro e produção também do professor Dirceu.
Leia mais:
Além disso, o curta contou com a participação de docentes, discentes, egressos e técnicos do curso de "Comunicação Social – Rádio, TV e Internet" da Uesc.
"Eu me sinto feliz de ver o filme no festival, tendo visibilidade, a recepção que está tendo. Ele está entre os melhores filmes no festival de Roma, e a Itália é um dos países do cinema, então é motivo de orgulho e satisfação. Também me sinto bastante contente e realizado de algum modo por ter conseguido motivar uma equipe toda que comprou uma ideia que estava no roteiro que eu havia escrito de forma individual, e depois que nós nos juntamos, passou a ser uma obra coletiva. Ninguém faz audiovisual sozinho. E também, consegui motivar os estudantes. Grande parte dos estudantes que participaram do filme estavam no 4º semestre", afirma o professor.
A obra conta a história de um casal de andarilhos que, em cumplicidade, invade uma casa abandonada para residir no imóvel. No entanto, quando a mulher encontra um pacote de dinheiro perdido num dos quartos da casa, tudo começa a mudar entre eles.
O ator protagonista da obra é Emiron Gouveia, gerente de Laboratórios do Curso de Comunicação Social, que já atuou em diversos filmes de curta e longa duração. Ele contracena com Malena Dória, atriz de teatro itabunense.
Com um pouco mais de um mês de sua publicação no YouTube, a obra já alcançou mais de 10 mil visualizações.
O filme possui direção de fotografia de Ronald Jesus, trilha sonora original de Mailton Figueiredo, som direto de Isaque Nascimento, maquiagem de Flor Lima, e montagem também de Ronald Jesus. A assistência de produção é de Adriana Paixão e Meire Lúcia e o making of de Dayanna Monstans.
Filme de professor baiano pode concorrer ao prêmio de melhor filme do ano
Se vencer a seleção entre melhores filmes do mês, o curta-metragem pode ser habilitado a concorrer como melhor filme no final do ano. A obra também está concorrendo à seleção quadrimestral dos filmes a serem exibidos no legendário cinema da Piazza Campo dei Fiore, no centro de Roma.