Um evento gratuito em Ilhéus, no sul da Bahia, vai celebrar o Dia Internacional de Pessoas Afrodescendentes, neste sábado (31). A celebração vai contar com apresentações musicais e desfile, na Associação da Barra (Rua da Balsa, 184), a partir das 16h.
O objetivo do evento é dar voz e evidenciar a importância da ancestralidade afro no município. O público poderá participar de um desfile com modelos afrodescendentes, que visa exaltar a rica diversidade cultural presente na região. O desfile será dividido em três categorias: infantil, melhor idade e adulta.
Leia mais:
Além disso, o evento contará com atrações musicais gratuitas de blocos afro, que trarão a força da cultura negra através da música e da dança. Também vai ter uma praça de alimentação para integrar a comunidade em um ambiente de celebração e resistência.
Aberta ao público, a iniciativa tem realização da Prefeitura Municipal de Ilhéus, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM).
Data celebra contribuições de pessoas afrodescendentes
Segundo o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, no Dia Internacional de Pessoas Afrodescendentes busca-se celebrar as conquistas e as contribuições culturais, econômicas, políticas e científicas das pessoas com descendência africana ao longo da história.
A data foi estabelecida para aproveitar a comemoração do 75º aniversário da adoção da Declaração Universal dos Direitos dos Direitos Humanos, que buscou promover a igualdade e combater o racismo, a discriminação racial e a xenofobia.