Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > aniversário de salvador - 474 anos
Whatsapp Whatsapp
Sem ilusão

Elevador panorâmico? Veja pontos turísticos já confundidos em SSA

Para você não se decepcionar na capital baiana, o iBahia fez um guia dos espaços fechados ou simplesmente equivocados por quem passou por aqui

Mayra Lopes • 28/03/2023 às 14:04 • Atualizada em 28/03/2023 às 14:24 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Elevador panorâmico? Veja pontos turísticos já confundidos em SSA
Foto: Reprodução

Salvador têm pontos turísticos bem emblemáticos e conhecidos ao redor do mundo. Mas, tem muita gente que, baseados nas informações da web, se frustraram ou criaram expectativas além da conta, diante de alguns espaços.

Como esquecer da turista que pensou que o Elevador Lacerda era panorâmico? Brincadeiras à parte, por aqui, há pontos turísticos que fecharam nos últimos anos ou simplesmente foram desativados. Pensando nisso, criamos uma pequena lista para você evitar transtornos e claro, não perder a viagem quando estiver na primeira capital do Brasil. Confira:

Elevador Lacerda


				
					Elevador panorâmico? Veja pontos turísticos já confundidos em SSA
Foto: Reprodução

Como já citamos no início do texto, vamos começar pelo Elevador Lacerda. Não, ele não é panorâmico! A estrutura foi criada em 1873 e se tornou marcante por conta da vista panorâmica da Cidade Baixa. Mas, o importante para se destacar aqui, é que o Elevador Lacerda é um meio de transporte da cidade, antes de ser ponto turístico. Sua localização privilegiada, auxilia os soteropolitanos no acesso à Cidade Alta, e vice-versa, em apenas 30 segundos. E mais, por apenas R$ 0,15.

O Elevador funciona de segunda a domingo, das 07h às 22h. E aos finais de semana e feriados das 07h às 19h. Ao todo, 4 cabines realizam o transporte dos passageiros. A capacidade máxima é 27 pessoas por viagem.

Vale ainda ressaltar que a estrutura é composta por duas torres: uma que sai da rocha e perfura a Ladeira da Montanha, equilibrando as cabines, e outra, mais visível, que se articula à primeira torre, descendo até ao nível da Cidade Baixa. O elevador mais famoso da Bahia chega a transportar 900 mil passageiros por mês, segundo a prefeitura de Salvador.

Dito isso, se você é turista, tenha calma! Como ele não é panorâmico, a dica é você subir o elevador, curtir a vista da Cidade Baixa e pra fechar, tomar aquele sorvetinho de cajá da Cubana. Esse é o melhor roteiro!

Subterrâneo do Mercado Modelo


				
					Elevador panorâmico? Veja pontos turísticos já confundidos em SSA
Foto: Reprodução

Boa parte dos turistas da capital baiana aproveitam a visita ao bairro do Comércio, para levar souvenirs do Mercado Modelo. Mas, poucos sabem que o subsolo do espaço era também ponto turístico. Historicamente, o local margeado de água do mar abrigava um alfâdega da cidade. As grandes galerias proporcionavam o acesso prático das mercadorias. Mas, isso foi mudando com a evolução da cidade.

O subsolo era visitado por muita gente, excursões escolares e grupos internacionais. Mas o acesso foi bloqueado por segurança. Na prática, a construção da estrutura do mercado é de 1861, e ele já sofreu 4 incêndios (1917, 1922, 1943 e 1969). O prédio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde 1966 e toda e qualquer alteração precisa ser comunicada para não descacterizar a estrutura.

Com 8.410 metros quadrados e dois pavimentos, o mercado abriga hoje 263 lojas, com presentes e lembranças da Bahia. A visita no local é quase obrigatória, mas fique ligado - vai que o subsolo reabre?! Dizemos isso porque há um projeto para transformação do subterrâneo em museu, mas isso ainda não foi concluído.

Veja também:

Forte São Marcelo


				
					Elevador panorâmico? Veja pontos turísticos já confundidos em SSA
Foto: Reprodução

Partindo da ideia de que você já apreciou a vista da Cidade Baixa, no mirante da Cidade Alta...Podemos dizer que você ficou, no minímo, curioso sobre o forte circular localizado no meio da Baía de Todos-os-Santos, não é?! Estamos falando do Forte São Marcelo. A fortaleza arredondada, sobre as águas azuis, é um ícone da cidade. Mas, infelizmente, o espaço está fechado.

Construído nos primeiros anos do século XVII, o forte tinha como objetivo defender Salvador de inimigos estrangeiros. Ao longo dos anos, foi ocupado pelos holandeses, foi utilizado na Guerra da Independência e serviu até como prisão política. Mas, não tem jeito, a apreciação do lugar - em 2023 - só pode ser feita pela parte externa dele.

Durante o período em que ficou aberto, a fortaleza era museu e abrigava restaurantes e lojinhas de souvenirs. Mas, hoje em dia, ele só é reaberto para ocasiões especiais e comemorativas, como a gravação de um show do cantor Bell Marques.

Na prática, a única maneira de ver o forte de perto é através de um passeio a remo. Através das canoas havaianas, você chega ao local pagando R$ 110 reais, por pessoa. O passeio têm duração de 1h30 a 1h45.

Lagoa do Abaeté


				
					Elevador panorâmico? Veja pontos turísticos já confundidos em SSA
Foto: Reprodução

Cercada por dunas, a Lagoa do Abaeté é uma das áreas mais lindas de Salvador. Há alguns anos, o local era um grande ponto turístico da cidade e é por isso que, muitos visitantes, ainda buscam o local como ponto de parada, e acaba se decepcionando.

Antes, parte do espaço disponibilizava opções de entretenimento para os moradores, turistas, apresentações musicais e claro, visitas guiadas, que evidenciavam a história do local. Mas, no momento, não oferta tantas opções assim. Por isso, a dica é incluir a lagoa como parte do roteiro de Itapuã, durante o dia. As belezas ainda encantam, apesar da ausência de infraestrutura.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ANIVERSÁRIO DE SALVADOR - 474 ANOS :

Ver mais em Aniversário de Salvador - 474 anos