Bike com iBahia

Cinco roteiros de bicicleta para fazer em Salvador

Confira lista preparada pelo iBahia, com boas rotas para conhecer a capital baiana de bicicleta

Redação iBahia
29/03/2022 às 10h52

4 min de leitura

Viver em Salvador é um privilégio em diferentes escalas. Para além dos pontos turísticos já conhecidos, a cidade histórica banhada pela Baía de Todos-os-Santos tem inúmeras particularidades. Pensando nisso, o iBahia te convida a experimentar a capital baiana por um outro ângulo: em cima de uma bike. 

A bicicleta é um meio de transporte bastante utilizado na cidade, seja para rotina diária ou só para passeios. Existem vários benefícios ligados à prática: melhora a qualidade de vida, promove a diminuição do estresse e da ansiedade, além de promover a liberação de endorfina.

Além de tudo isso, a ‘magrela’ é um meio de transporte que não prejudica o meio ambiente! Só vantagens, certo? Então, vem com o iBahia e se ligue nos cinco roteiros de bike para você aproveitar Salvador.  

1. Roteiro Orla: Farol a Farol 

A orla de Salvador é um espetáculo à parte. Que tal aproveitar 22 km de orla indo do Farol da Barra até o Farol de Itapuã? 

No percurso você aproveita a vista de lugares como Amaralina, Jardim de Alah, Praia de Corsário, entre outros locais! Na chegada você ainda pode aproveitar as várias atrações que só o Itapuã lhe oferece! 

A dica é sair pela manhã bem cedo, sem esquecer do protetor solar, pois o roteiro é longo e tem duração média de 1h09. Então, leve uma garrafinha de água e sempre que possível pegue uma água de coco durante o percurso. 

Google Maps

2. Roteiro "mini" Orla:  Farol da Barra ao Rio Vermelho 

Para quem não está preparado para encarar 22 km de percurso, calma! Temos também uma opção menor, para aproveitar a orla indo do Farol da Barra até a Pedra da Sereia, no Rio Vermelho. Além de poder aproveitar a vista do Cristo na Barra, no final você ainda pode tomar um sorvete ou comer um acarajé no Largo da Dinha! 

O percurso tem 3,7 km, podendo ser feito em média de 12 minutos. Não vale esquecer o protetor e a água só porque é um percurso menor, hein? 

Pegamos uma bike e fizemos esse percurso pessoalmente para te encorajar, confira abaixo: 

 

Google Maps

3. Roteiro Centro: Da Vitória ao Elevador Lacerda 

Se engana quem pensa que a capital baiana seja só orla! Para quem deseja uma rota mais urbana e igualmente linda, temos a opção do Corredor da Vitória ao Elevador Lacerda. 

Nesse percurso você aproveita uma bela vista da Baía de Todos-os-Santos já na saída, na praça do Corredor da Vitória, passando pela praça do Campo Grande, percorrendo parte da nossa famosa Avenida Sete de Setembro, chegando ao Centro Histórico no Elevador Lacerda! 

Comemore a conclusão do percurso de 2,8 km tomando um sorvete e, já que está no centro histórico, aproveite para passear no Pelourinho! 

Google Maps

4. Roteiro Subúrbio:  

Outra opção de roteiro urbano em outro ponto da cidade é no Subúrbio! O bairro possui ciclovia em toda a Avenida Afrânio Peixoto, a famosa Suburbana. E a dica de percurso é sair de Periperi e ir até a rotatória. São 3,4km de uma vista agradável pelo bairro do Subúrbio de Salvador.

Além de curtir a vista de onde passava o antigo trem, você aproveita para saborear algumas guloseimas na feirinha no fim do percurso.

Google Maps

5.Roteiro CBX: Orla da Ribeira 

Já citamos a orla e a cidade alta, mas para aproveitar Salvador de verdade, não podemos esquecer da nossa Cidade Baixa! E por lá, a dica é pegar a bike e dar um "rolê" pela orla da Ribeira.

Você pode sair de uma visita no Museu do Sorvete, e ir aproveitar a Praia da Penha! São apenas 1,5 km de um percurso super bonito e tranquilo. Além de curtir a praia, você pode aproveitar os bares da Penha e do Estaleiro da Ribeira! 

Google Maps

Leia mais sobre Salvador em iBahia.com e siga o portal no Google notícias