A lanchonete Travessa’s - sim, o nome faz jus a localização - começou sua história em 1987, para atender a demanda de alunos do Colégio Divino Mestre, localizado na região. Ao perceber que os estudantes não tinham onde lanchar entre uma aula e outra, Ridalva Brito, que trabalhava no polo petroquímico de Camaçari, deu a ideia de abrir o local.
Inicialmente, o Travessa’s ocupava apenas a garagem da casa da família Brito, e desde a sua inauguração vendia o que viria a ser o cachorro-quente mais famoso de Salvador. Durante muito tempo, o estabelecimento foi comandado por Ridalva e o marido Egídio, mas hoje é administrado pelo filho do casal, Daniel Brito, de 38 anos.
A fama de hoje em dia não acompanhou o Travessa’s em toda sua história. Daniel acredita que a popularidade da lanchonete tem a ver com a popularidade do bairro. “O Santo Antônio foi ficando mais famoso e com isso, atraindo mais gente. Mas essa fama [do Travessa’s], é uma coisa mais recente”, contou.
- Sem publicidade
Se tem um estabelecimento que pode dizer que a fama conquistada vem do boca a boca, este é o Travessa’s. É difícil acreditar que em pleno 2022 a lanchonete não tem uma rede social para chamar de sua e divulgar o já tão famoso cachorro-quente.
Além de não ter uma página no Instagram, o Travessa’s também sobreviveu à pandemia sem aderir ao serviço de delivery. Depois de tantos soteropolitanos se sentirem órfãos do cachorro-quente, tornou-se possível dar uma passada na Travessa dos Perdões, número 65, para levar para casa o salgado.
E se algum dia o sonho dos apaixonados pelo cachorro-quente do Travessa’s de poder fazer um pedido em casa vai se tornar realidade? Daniel não quis dar muita esperança. “No mesmo dia que fizemos o Instagram, o delivery sai [risos]”, brincou o dono do local.
Mas se a lanchonete aparentemente não se preocupa com publicidade, a qualidade do produto fez com que eles ganhassem uma divulgação gratuita – e para lá de eficiente - do influenciador Iuri Barreto, dono do perfil “Guia do Soteropobretano”, que possui mais de 200 mil seguidores.
O próprio Daniel citou o guia como fundamental para a fama do Travessa’s. Segundo ele, quando o local é divulgado no perfil, a procura costuma aumentar.
Iuri é um apaixonado pelo cachorro-quente de lá e por isso faz questão de divulgar o local. Para ele, não é apenas o mais famoso, mas também o melhor da cidade. “Eu acho maravilhoso. O pão do Travessas é diferente, sempre foi diferente. Eles têm também um molhinho muito bom. Já faz parte da cultura pop da cidade, acho sensacional”, reforçou o influenciador.
Segundo Iuri, o feedback dos seus influenciados em relação ao local é quase sempre positivo. Ele conta que alguns apontam que a qualidade do cachorro-quente caiu. No entanto, ele garante: “Eu particularmente continuo achando maravilhoso. Para mim, os defeitos do Travessa’s são não ter delivery e não ter um Instagram, porque se não estaria bombando muito mais. Até hoje eu ainda posto e perguntam ‘onde é isso, tem Instagram, qual é endereço?’”.
- Diferenciais
O tal pão citado por Iuri talvez seja a explicação para a paixão dos soteropolitanos pelo cachorro-quente do Travessa’s. Isso porque ele é feito com um pão caseiro muito semelhante ao pão delícia - amado por 10 a cada 10 moradores de Salvador. Há quem diga, inclusive, que o que acompanha a salsicha da lanchonete é a iguaria soteropolitana, mas Daniel esclarece que não.
“Parece, mas não é. É um pão caseiro, a mesma receita desde a abertura do Travessa’s. A gente vende pão delícia também, e não é o mesmo”, garante.
Além do pão delícia, outros ingredientes do cachorro-quente são feitos na casa: a maionese é bastante elogiada e o molho também. Inclusive, dá para pedir o salgado de diferentes formas: com tudo ou sem nada – sim, é possível pedir sem salsicha e só com molho. Uma boa dica para os vegetarianos.
Mas não só de cachorro-quente vive o Travessa’s. Como já ficou claro, trata-se de uma lanchonete e, com isso, outros salgados são vendidos, como quibe, coxinha e risole, pão delícia, bolinha de queijo e bacalhau, além dos docinhos o brigadeiro, o beijinho e o casadinho.
Questionado sobre o que experimentar além do carro-chefe, Daniel diz ser suspeito, mas dá a dica: “Gosto muito do risole de camarão”. Que tal?
- Serviço:
Travessa's Lanchonete
Endereço: Tv. dos Perdões, 65 - Santo Antônio, Salvador
Horário de funcionamento: 9h30 às 23h, diariamente
Veja também: