Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
Sem energia

Apagão desliga semáforos, afeta trânsito e causa transtornos na Bahia

Elevador Lacerda, Metrô e Aeroporto tiveram o funcionamento impactado pela falta de energia

Redação iBahia • 15/08/2023 às 10:22 • Atualizada em 15/08/2023 às 15:18 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Apagão desliga semáforos, afeta trânsito e causa transtornos na Bahia
Foto: Gabrielle Gomes

O apagão nacional que deixou a Bahia e pelo menos outros 24 estados do Brasil sem energia elétrica, causou diversos transtornos na manhã desta terça-feira (15). O metrô de Salvador deixou de operar por volta das 8h31 da manhã. Sem previsão para retorno, as estações foram evacuadas e os passageiros lotaram os pontos de ônibus em busca de transporte.

O Elevador Lacerda, um dos cartões postais da capital baiana e também meio de transporte, interrompeu às atividades por conta da falta de energia. O trânsito em toda a capital assim como nas cidades de Lauro de Freitas e Feira de Santana também foi afetado e exigiram cautela dos condutores.

Leia mais:

A situação ficou controlada no Aeroporto de Salvador. O funcionamento no local continuou com auxílio de geradores. Os pousos e decolagens estão acontecendo normalmente, segundo a concessionária. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o apagão afetou os atendimentos administrativos e telefones de emergência, por conta da falta de sinal. Porém, os postos e unidades físicas operaram normalmente.

A Secretaria de Saúde da Bahia informou que os hospitais da rede estadual dispõem de geradores e as unidades estão realizando apenas serviços essenciais. A pasta garantiu o funcionamento de serviços e equipamentos utilizados nas UTIs e nos centros cirúrgicos.

Esquema especial

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) montou um esquema especial de operação para atender a população após os transtornos por conta do apagão que afetou a capital baiana.

Os usuários do metrô que não puderam utilizar o transporte contam com linhas especiais que ligam os terminais Mussurunga, Acesso Norte, Pirajá e Lapa. As linhas que operam na região do Vale dos Barris estão atendendo a Estação da Lapa.

O BRT segue com operação normal e agentes da Semob estão nas ruas para prestar orientações e evitar transtornos.

Sobre o apagão

De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), a ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, além de alguns estados do Sudeste.

O apagão teve início às 8h31 e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. O MNE ainda informa que a recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia