O apagão nacional que deixou a Bahia e pelo menos outros 24 estados do Brasil sem energia elétrica, causou diversos transtornos na manhã desta terça-feira (15). O metrô de Salvador deixou de operar por volta das 8h31 da manhã. Sem previsão para retorno, as estações foram evacuadas e os passageiros lotaram os pontos de ônibus em busca de transporte.
O Elevador Lacerda, um dos cartões postais da capital baiana e também meio de transporte, interrompeu às atividades por conta da falta de energia. O trânsito em toda a capital assim como nas cidades de Lauro de Freitas e Feira de Santana também foi afetado e exigiram cautela dos condutores.
Leia também:
A situação ficou controlada no Aeroporto de Salvador. O funcionamento no local continuou com auxílio de geradores. Os pousos e decolagens estão acontecendo normalmente, segundo a concessionária. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o apagão afetou os atendimentos administrativos e telefones de emergência, por conta da falta de sinal. Porém, os postos e unidades físicas operaram normalmente.
A Secretaria de Saúde da Bahia informou que os hospitais da rede estadual dispõem de geradores e as unidades estão realizando apenas serviços essenciais. A pasta garantiu o funcionamento de serviços e equipamentos utilizados nas UTIs e nos centros cirúrgicos.
Esquema especial
A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) montou um esquema especial de operação para atender a população após os transtornos por conta do apagão que afetou a capital baiana.
Os usuários do metrô que não puderam utilizar o transporte contam com linhas especiais que ligam os terminais Mussurunga, Acesso Norte, Pirajá e Lapa. As linhas que operam na região do Vale dos Barris estão atendendo a Estação da Lapa.
O BRT segue com operação normal e agentes da Semob estão nas ruas para prestar orientações e evitar transtornos.
Sobre o apagão
De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), a ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, além de alguns estados do Sudeste.
O apagão teve início às 8h31 e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. O MNE ainda informa que a recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!