Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
Transtornos

Hospitais estaduais realizam apenas serviços essenciais após apagão na Bahia

Apagão teve início às 8h31 e afetou 25 estados e o Distrito Federal

Redação iBahia • 15/08/2023 às 10:07 • Atualizada em 15/08/2023 às 14:19 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Hospitais estaduais realizam apenas serviços essenciais após apagão na Bahia
Foto: Sesab

O apagão que afetou a Bahia e outros 24 estados, mais o Distrito Federal, nesta terça-feira (15), interferiu no funcionamento de hospitais. Por meio de nota, a Secretaria de Saúde da Bahia informou que as unidades de saúde da rede estadual dispõem de gerador e estão realizando apenas serviços essenciais.

A pasta garantiu o funcionamento de serviços e equipamentos utilizados nas UTIs e nos centros cirúrgicos.

Leia mais:

Veja também

A Secretaria Municipal de Saúde de Salvador infomrou que as Upas estão funcionando com o plano de contingência, já que contam com gerador e há a garantia do surporta á vida dos pacientes que estão na sala vermelha.

Além disso, o atendimento da rede ambulatorial - postos básicos e multicrntros - foram comprometidos. As consultas e procedimentos serão remarcados.

Os imunológicos estão preservados pelas câmeras frias, que têm autonomia de 48 horas. Já o Samu opera com instabilidade e as chamadas devem ser feitas por meio do telefone 190.

"Estamos desde o início da manhã monitorando toda a rede, principalmente nossas unidades de urgência e emergência. Estamos com nosso plano de contingência em execução, acompanhando toda a situação", ressaltou a vice-prefeita e secretária de saúde, Ana Paula Matos.

Na Bahia, algumas cidades já tiveram retorno parcial da eletricidade. Segundo a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), até 13h40, 80% dos clientes já tiveram o serviço restabelecido. Toda a capital baiana e cidades como Ilhéus, Itabuna, Eunápolis, Porto Seguro, Barreiras, Luis Eduardo Magalhães, Juazeiro, Jacobina, Paulo Afonso, Jequié, Simões Filho, Irecê e parte de Feira de Santana tiveram o fornecimento reestabelecido.

Sobre o apagão

De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), a ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, além de alguns estados do Sudeste.

O apagão teve início às 8h31 e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. O MNE aind ainforma que a recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.

Veja também

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia