Um apagão deixou baianos sem energia elétrica e internet na manhã desta terça-feira (15). Outros 24 estados e o Distrito Federal também foram afetados pela queda de luz. Apenas Roraima não foi atingido, por não estar ligado ao sistema nacional.
A situação aconteceu por volta das 8h30. Semáforos apagados, metrôs parados e caos no trânsito foram registrados em todo o país por causa do apagão. O fornecimento só foi totalmente restabelecido às 14h49.
Leia também:
Estudante morre ao bater motocicleta em ciclista alcoolizado na Bahia
Homem é morto a tiros após ter casa invadida enquanto dormia na Bahia
Bahia registra mais de 90 mil raios em 48 horas
IBGE abre inscrições para 534 vagas de trabalho temporário na Bahia

Veja também
- Apagão na Bahia gera memes na web; confira
- Queda de luz na Bahia foi ocasionada por ocorrência grande porte
- Metrô tem funcionamento afetado após falta de energia na Bahia
- Apagão deixa baianos sem energia elétrica e internet nesta terça (15)
Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o apagão foi provocado por dois problemas que atingiram o Sistema Interligado Nacional (SIN), que opera no país, ao mesmo tempo. Uma das situações aconteceu no Ceará. Já a outra ainda não teve o ponto exato identificado.
Os dados estão sob análise do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e devem ser divulgado com 48h. Ou seja, na quinta-feira (17). Ainda não há detalhes sobre o que exatamente aconteceu.
O ministro também informou em coletiva que vai pedir à Polícia Federal e à Agência Brasileira de Inteligência (Abin) que investiguem se as situações foram provocadas por ação humana.
Bahia
Mais de 6,5 milhões de consumidores foram afetados na Bahia. De acordo com a Neoenergia Coelba, todos os 415 municípios abastecidos por ela tiveram queda de energia, além dos outros 2 que são atendidos por Sergipe. As operações nas rodovias federais e estaduais também foram interrompidas.
No estado, 99% das cargas foram afetadas em todas as regiões. A Coelba informou ainda que o restabelecimento do fornecimento nas áreas atingidas iniciou às 9h03 e foi concluído às 14h07. As causas da ocorrência ainda estão sob análise pelo ONS.
Veja também
- Comércio, shoppings e mais: veja os prejuízos do apagão na Bahia
- Apagão pode ter gerado perda de venda de R$ 2,2 milhões por hora, diz Fecomércio
- Veja tudo o que se sabe sobre o apagão no país
- Perdeu aparelhos elétricos no apagão? Saiba como pedir ressarcimento
O metrô de Salvador suspendeu as operações por volta das 8h37 por causa do apagão. A situação gerou caos nas estações. A movimentação era grande na saída das estações, por volta das 9h, e o preço dos transportes por aplicativos subiu em Salvador por causa da grande procura.
Os clientes foram orientados a evacuar as plataformas e deixar as estações, os acessos foram fechados e só serão reabertos após o restabelecimento da energia elétrica. Os usuários que estavam nas estações e dentro dos trens receberam voucher da CCR Metrô para utilizarem quando o sistema fosse restabelecido.
O funcionamento só foi retomado no final da tarde. Primeiro a Linha 2 voltou com catraca liberada. Depois, a Linha 1 também teve a operação normalizada. Com isso, a cobrança das passagens foi retomada.
Por causa do problema, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) montou uma operação especial para atender a população, com linhas especiais que ligam os terminais: Mussurunga, Acesso Norte, Pirajá e Lapa. Ainda segundo a Semob, as linhas que operam na região do Vale dos Barris também atenderam a Estação da Lapa.
O trânsito de Salvador também foi afetado. Devido à falta de funcionamento das sinaleiras na capital baiana, os agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) foram posicionados em diversos pontos da cidade para ordenar o fluxo de veículos e orientar condutores e pedestres. Na ocasião, a recomendação da Transalvador foi de que redobrassem a atenção nas vias.

Serviços municipais afetados
O atendimento ao público nos órgãos e autarquias municipais também foram suspensos provisoriamente. Eles só voltaram a funcionar depois do total restabelecimento da energia elétrica.
O Elevador Lacerda, Elevador do Taboão, Plano Inclinado Gonçalves, Plano Inclinado Liberdade-Calçada e Plano Inclinado Pilar também tiveram o funcionamento interrompido. A operação dos equipamentos foi retomado no início da tarde.
Ainda de acordo com a prefeitura, o BRT seguiu com operação normal, sem alterações no funcionamento.
Já a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) informou que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionaram com o plano de contingência, com gerador, durante o apagão.
Segundo a SMS, também houve comprometimento no atendimento da rede ambulatorial - postos básicos e multicentros - porém, as consultas e procedimentos serão remarcados.
A secretaria ainda informou que os imunológicos foram preservados pelas câmeras frias, que têm autonomia de 48 horas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) operou com instabilidade, através do telefone190, mas posteriormente o 192 foi retomado.
Falta de água
A Embasa informou por meio de nota que a operação dos sistemas de abastecimento de água dos 367 municípios onde a empresa atua foi afetada pelo apagão na operação do sistema interligado nacional de energia elétrica, na manhã desta terça-feira (15).
Ainda de acordo com a Embasa, com o retorno da energia elétrica, que ocorre de forma gradativa, desde as 10h30, o abastecimento de água foi retomado aos poucos.
Estradas
A Concessionária Bahia Norte, que administra o Sistema BA-093, informou que as operações funcionaram com gerador nesta terça-feira. Esse é um recurso utilizado pela concessionária para garantir a continuidade do funcionamento pleno dos serviços em situações como essas. De acordo com a Bahia Norte, equipes foram mobilizadas e rodando nas praças de pedágio do Sistema Ba-093.
Escolas
De acordo com a Secretaria de Educação do Estado, as escolas da rede estadual de ensino mantiveram o funcionamento pela manhã, com as restrições impostas pela falta de energia, como a impossibilidade de uso de equipamentos eletroeletrônicos. As aulas aconteceriam de forma normal nos turnos vespertino e noturno.
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

