Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
Escapou

Roraima é o único estado do país que não foi afetado pelo apagão

Sistema energético de Roraima é operado por termoelétricas que funcionam, em grande parte, a diesel

Redação iBahia • 15/08/2023 às 12:10 • Atualizada em 15/08/2023 às 14:47 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Roraima é o único estado do país que não foi afetado pelo apagão
Foto: Raimesson Martins/Rede Amazônica

Fora do Sistema Interligado Nacional (SIN), Roraima foi o único no país que não foi afetado pelo apagão registrado nesta terça-feira (15). Segundo informações da empresa Roraima Energia, a exceção aconteceu porque a região tem o fornecimento energético ofertado por termelétricas locais.

O apagão registrado no país afetou 25 estados mais o Distrito Federal. O Operador Nacional do Sistema (ONS) e o Ministério de Minas e Energia informaram que houve uma falha às 8h31.

Leia mais:

"Informamos que Roraima é o único estado não interligado ao Sistema Interligado Nacional-SIN, por isso não houve impacto", reforçou em nota a Roraima Energia.

No entanto, embora esteja fora do SIN e não tenha sido afetado pelo apagão, o estado tem frequentes registros de queda de energia. Um dos mais recentes e impactantes foi registrado em abril, quando o estado ficou 5 horas sem energia.

Por mais de 18 anos, a energia de Roraima foi fornecida pela Venezuela. No entanto, o país parou de enviar energia ao estado em março de 2019. Desde então, a energia elétrica consumida pelos 15 municípios do estado é de responsabilidade da Roraima Energia.

O parque térmico do estado é formado pelas usinas termelétricas de Monte Cristo, na zona Rural de Boa Vista, Jardim Floresta e Distrito, ambas na zona Oeste, e Novo Paraíso, em Caracaraí, região Sul do estado. Ao todo, segundo o g1, são 177 mil consumidores que dependem da empresa no estado.

A solução para ligar Roraima ao sistema nacional é a construção do linhão de Tucuruí. No início do mês, o presidente Lula (PT) assinou uma ordem de serviço para o início das obras - a linha de transmissão vai ligar Manaus a Boa Vista e conectar Roraima ao SIN.

A obra é pedida há anos pelo governo do estado, que sofre frequentemente com a falta de energia, mas nunca saiu do papel.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil