Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
Posicionamento

Órgãos explicam apagão no Norte, Nordeste e em estados do Sudeste

Bahia teve 100% dos municípios afetados pela falta de energia

Redação iBahia • 15/08/2023 às 10:13 • Atualizada em 15/08/2023 às 15:21 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Órgãos explicam apagão no Norte, Nordeste e em estados do Sudeste
Foto: Reprodução / Saulo Cruz - MME

Os órgãos responsáveis pelo sistema hidroelétrico se posicionaram sobre o apagão que atingiu os estados do Norte, Nordeste e Sudeste nesta terça-feira (15). O primeiro foi o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A entidade explicou que a falta de energia começou às 08h31, com abertura das interligações Norte / Sudeste.

"Uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos."

Leia mais:

A entidade atualiza a recomposição simultaneamente através deste link. Veja o que disse as outras entidades sobre o apagão:

O que diz a Neoenergia?

A Neoenergia informa que, na manhã desta terça-feira (15), uma ocorrência de grande porte no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou o suprimento de energia em diversos estados brasileiros. Mais informações sobre as causas da ocorrência devem ser disponibilizadas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).

Veja também

O que diz a ANEEL?

As informações iniciais sobre a ocorrência citada podem ser verificadas com o Operador Nacional do Sistema (ONS). Segue nota do ONS: "Uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados. A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos."

O que diz MME?

O Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), informa que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15). Estados do Sudeste também foram afetados.

A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até Às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.

A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível. O ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.

Veja também

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil