Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
Sem luz

Apagão em outros estados? Veja impactos da falta de energia no Brasil

São Paulo, Santa Catarina, Bahia, Piauí e Ceará também foram afetados

Redação iBahia • 15/08/2023 às 10:46 • Atualizada em 15/08/2023 às 15:07 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Apagão em outros estados? Veja impactos da falta de energia no Brasil
Foto: Divulgação/TJES

Um apagão registrado na manhã desta terça-feira (15) afetou o trânsito, o transporte público, áreas comerciais, e vários órgãos de cidades das regiões Norte, Nordeste e Sudeste do país. Segundo informações do Operador Nacional de Sistema Elétrico (ONS), a interrupção de energia ocorreu devido uma abertura da interligação Norte/Sudeste.

Ainda de acordo com o órgão, as causas dessa ocorrência ainda estão sendo apuradas. O Operador Nacional informou ainda que a recomposição já foi iniciada em todas as regiões e que seis mil megawatt já foram recompostos. Não há previsão para recomposição total.

Leia mais:

Outros estados além das regiões Norte, Nordeste e Sudeste também registraram a falta de energia elétrica. Entre eles. Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e São Paulo. Confira a lista completa abaixo:

Pará

No Pará, centenas de pessoas relataram a falta de energia. Além do não funcionamento de semáforos, alguns moradores tiveram problemas com o abastecimento de água. O apagou afetou vários bairros da capital Belém e outros municípios paraenses. No entrocamento da Avenida Almirante Barroso com a Travessa Antônio Baena, em Belém, dois veículos colidiram por conta de um semáforo estar desligado. Um dos carros chegou a capotar, mas ninguém ficou ferido. O acidente foi registrado por volta das 9h30.


				
					Apagão em outros estados? Veja impactos da falta de energia no Brasil
Foto: Débora Soares/TV Liberal

Bahia

Na Bahia, várias cidades foram afetadas pelo apagão. A CCR Metrô Bahia, órgão responsável pelo sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas evacuou as estações e trens por boa parte do tempo. A queda de energia foi constatada às 8h31 na capital baiana. A Neoenergia Coelba, concessionária responsável pelo serviço na Bahia, afirmou que os 417 municípios do estado foram afetados.

Santa Catarina

O apagão nacional também atingiu cidades do Sul do país. Em Florianópolis, as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) atenderam inúmeras ocorrências de desligamento de energia. Até as 9h, a empresa fazia um levantamento das unidades consumidoras atingidas e priorizava os pedidos de ajuda em hospitais e outros locais de atendimento prioritário. Alguns dos principais transtornos registrados foram a perda do sinal de internet, pessoas presas em elevadores e semáforos parados, causando engarrafamentos.

Mato Grosso

No estado do Mato Grosso, mais de 340 mil imóveis ficaram sem energia. A concessionária Energisa esclareceu que houve um evento externo no Sistema Interligado Nacional, que afetou diversas localidades do país.

Paraíba

Na Paraíba, ao menos 113 munícipios foram afetados pela queda de energia. Segundo a Energisa, o fornecimento na região foi normalizado às 10h15, 15 minutos após o apagão.

Sergipe

Em Aracaju, no estado de Sergipe, os engarrafamentos nas principais avenidas da cidade geraram transtornos. Além disso, a Secretária de Saúde precisou interromper o plantão de funcionamento no Hospital Fernando Franco, cerca de 13.973 alunos de escolas municipais tiveram as aulas suspensas e alguns estabelecimentos comerciais fecharam as portas.

Tocantins

Várias cidades do Tocantins registraram queda de energia na manhã desta terça-feira (15). Em Palmas, o apagão afetou órgãos públicos, escolas, serviços de saúde, etc. As regiões sul, sudeste e centro do Tocantins tiveram o sistema normalizado por volta das 10h02.

Paraná

No Paraná, a queda foi registrada por volta das 8h30. Na capital Curitiba, cerca de 300 semáforos foram afetados. O Hospital Evangélico também registrou queda, mas a situação já foi normalizada.

Rondônia

No estado de Rondônia, a queda foi registrada a partir das 7h35 da manhã. Em Porto Velho, na capital do estado, o tráfego enfrentou problemas pela falta do funcionamento dos semáforos, que resultou em trânsito lento e caótico nas principais vias da cidade logo nas primeiras horas da manhã.

Pernambuco

Mais de 1 milhão de pernambucanos foram afetados pela queda de energia no estado. Moradores de vários bairros de Recife, relataram a falta de abastecimento de energia. A situação foi normalizada gradativamente por volta das 9h03, sendo 100% normalizada às 10h37.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil