Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
Às escuras

Veja tudo o que se sabe sobre o apagão no país

Queda de energia atingiu todas as 26 Unidades da Federação, exceto Roraima; causa ainda é investigada

Redação iBahia • 15/08/2023 às 15:35 • Atualizada em 15/08/2023 às 16:07 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Veja tudo o que se sabe sobre o apagão no país
Foto: Pixabay/Reprodução

Um apagão afetou todas as regiões do Brasil na manhã desta terça-feira (15), com exceção de Roraima. Além da Bahia, outros 24 estados e o Distrito Federal foram atingidos pela falta de energia elétrica. Apagão já considerado o maior do país desde 2009.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e o Ministério de Minas e Energia (MME), uma falha aconteceu no Sistema Interligado Nacional às 8h31. No entanto, até o momento, a causa do incidente não foi divulgada pelos órgãos.

Leia mais:

Até a última atualização desta reportagem, o MME informou que o fornecimento de energia elétrica foi retomado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Além disso, todas as capitais do Nordeste também tiveram o suprimento de energia normalizado. Equipes estão atuando para restabelecer as cargas ainda afetadas nas regiões Norte e em outras localidades do Nordeste.

Veja abaixo o que se sabe e o que falta esclarecer sobre o apagão:

O que aconteceu?

Por volta de 8h31, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) identificou uma "separação elétrica" no sistema interligado. Isso significa que as regiões Norte e Nordeste do país foram desconectadas do Sul e Sudeste.

Segundo a ONS, para evitar que o problema na rede se espalhasse, o órgão realizou uma "ação controlada", ou seja, proposital.

"Houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência", diz o ONS.

O único estado não afetado pelo apagão foi Roraima.

Qual a causa do incidente?

Até o momento, o Ministério e Energia (MME) e o ONS não informaram os motivos do incidente. Segundo a pasta, o ministro Alexandre Silveira, "já determinou a criação de uma sala de situação" para apurar o incidente. Além disso, ele lidera o processo de retomada do fornecimento de energia elétrica no país de terminou uma "rigorosa apuração das causas".

"A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível", informou a pasta.

Quais foram os impactos do apagão?

Com a interrupção do fornecimento de energia, diversos problemas foram registrados, incluindo problemas em linhas de metrô; interrupção no fornecimento de água de algumas cidades; semáforos apagados; escolas dispensando alunos; comércio com portas fechadas e suspensão de consultas e outros serviços não urgentes em hospitais e unidades de saúde.

Na Bahia, 99% das cargas foram afetadas em todas as regiões do Estado. A Coelba informou ainda que o restabelecimento do fornecimento nas áreas atingidas iniciou às 9h03 e foi concluído às 14h07. As causas da ocorrência ainda estão sob análise pelo ONS. Veja o que foi afetado em Salvador:

Metrô parado e caos no trânsito

O metrô de Salvador suspendeu as operações por volta das 8h37 por causa do apagão. A situação gerou caos nas estações. A movimentação era grande na saída das estações, por volta das 9h, e o preço dos transportes por aplicativos subiu em Salvador por causa da grande procura.

Os clientes foram orientados a evacuar as plataformas e deixar as estações, os acessos foram fechados e só serão reabertos após o restabelecimento da energia elétrica. Os usuários que estavam nas plataformas e dentro dos trens receberam voucher da CCR Metrô para utilizarem assim que o sistema for restabelecido. Até por volta das 13h50, as operações do metrô não haviam sido retomadas.


				
					Veja tudo o que se sabe sobre o apagão no país
Foto: Gabrielle Gomes

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) montou uma operação especial para atender a população. Os usuários que ficaram impossibilitados de utilizar o metrô contam com linhas especiais que ligam os terminais: Mussurunga, Acesso Norte, Pirajá e Lapa.

O trânsito de Salvador também foi afetado. Devido à falta de funcionamento das sinaleiras na capital baiana, os agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) estão em diversos pontos da cidade para ordenar o fluxo de veículos e orientar condutores e pedestres. A recomendação da Transalvador para a população é de que redobrem a atenção nas vias.


				
					Veja tudo o que se sabe sobre o apagão no país
Foto:Reprodução/Redes Sociais e Gabrielle Gomes

Serviços municipais afetados

De acordo com a prefeitura de Salvador, o atendimento ao público nos órgãos e autarquias municipais foram suspensos provisoriamente. Por volta das 10h50, o serviço 156 estava fora do ar.

O Elevador Lacerda, Elevador do Taboão, Plano Inclinado Gonçalves, Plano Inclinado Liberdade-Calçada e Plano Inclinado Pilar também tiveram o funcionamento interrompido. A operação dos equipamentos será retomada assim que a energia for restabelecida.

Ainda de acordo com a prefeitura, o BRT segue com operação normal, sem alterações no funcionamento. Agentes da Semob estão nas ruas para garantir a operação de transporte para minimizar os transtornos.

Já a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) informou que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionam com o plano de contingência, já que contam com gerador e há a garantia do suporte à vida dos pacientes na sala vermelha.

Segundo a SMS, houve comprometimento no atendimento da rede ambulatorial - postos básicos e multicentros - porém, as consultas e procedimentos serão remarcados.

A secretaria ainda informou que os imunológicos estão preservados pelas câmeras frias, que têm autonomia de 48 horas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) opera com instabilidade, com isso as chamadas ao serviço devem ser feitas através do telefone 190.

Falta de água

A Embasa informou por meio de nota que a operação dos sistemas de abastecimento de água dos 367 municípios onde a empresa atua foi afetada pelo apagão na operação do sistema interligado nacional de energia elétrica, na manhã desta terça-feira (15).

Ainda de acordo com a Embasa, com o retorno da energia elétrica, que ocorre de forma gradativa, desde as 10h30, o abastecimento de água tem sido retomado aos poucos.

Estradas

A Concessionária Bahia Norte, que administra o Sistema BA-093, informou que as operações estão funcionando com gerador nesta terça-feira. Esse é um recurso utilizado pela concessionária para garantir a continuidade do funcionamento pleno dos serviços em situações como essas.

De acordo com a Bahia Norte, equipes estão mobilizadas e rodando nas praças de pedágio do Sistema Ba-093. As operações estão funcionando normalmente, sem interrupções, com o uso de geradores nas praças que foram ligadas de imediato para a garantia do fluxo livre e seguros para os usuários da via.

Escolas

De acordo com a Secretaria de Educação do Estado, as escolas da rede estadual de ensino mantiveram o funcionamento pela manhã, com as restrições impostas pela falta de energia, como a impossibilidade de uso de equipamentos eletroeletrônicos. As aulas vão acontecer de forma normal nos turnos vespertino e noturno.

O que diz o Ministério de Minas e Energia?

Em nota, o MME informou que já houve retomada das cargas afetadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Veja a última atualização divulgada na íntegra:

"O Ministério de Minas e Energia (MME), em atualização à situação de atendimento elétrico brasileiro, informa que já houve retomada das cargas afetadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Todas as capitais do Nordeste também tiveram o suprimento de energia normalizado.

No momento, as equipes atuam para restabelecer as cargas ainda afetadas nas regiões Norte e em outras localidades do Nordeste.

Até às 12h30, estão recompostos 41% da carga da região Norte e 85% da região Nordeste".

O que diz o Operador Nacional do Sistema Elétrico?

"O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirma que hoje, dia 15 de agosto, às 8h31m, houve uma ocorrência no sistema que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões. Houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência.

O Operador, assim que identificou a situação, iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e estão concluídas nas regiões Sul e Sudeste. Até às 10h09, 7 mil MW já haviam sido recompostos."

O que diz a Aneel?

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) afirmou que o foco do governo é restaurar o fornecimento e que "eventuais repercussões" serão definidas depois.

"Primeira preocupação que temos em um evento desse é restaurar o serviço e é exatamente isso que, nesse momento, o ministério está envolvido, o ONS, as empresas e a Aneel. Eventuais repercussões, depois que o problema está resolvido, é que nós vamos passar para essa etapa", declarou.

Os diretores da Aneel se reúnem às 14h, no Ministério de Minas e Energia, com representantes do ONS, do ministério, da Empresa de Pesquisa Energética e agentes do setor para tratar do apagão.

"Um evento dessas proporções precisa ser avaliado com critérios para que possamos depois atribuir alguma causa específica. Nesse momento, não temos nenhuma causa a repassar", afirmou.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil