Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
Consequências

Comércio, shoppings e mais: veja os prejuízos do apagão na Bahia

Segundo a Fecomércio-BA, o apagão pode ter gerado uma perda de venda de R$2,2 milhões por hora no estado

Redação iBahia • 15/08/2023 às 18:44 • Atualizada em 15/08/2023 às 19:51 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Comércio, shoppings e mais: veja os prejuízos do apagão na Bahia
Foto: Coelba

O apagão que atingiu a Bahia e outros 24 estados mais o Distrito Federal, na manhã desta terça-feira (15), causou transtornos e prejuízos no estado. Pela manhã, estabelecimentos precisaram ser fechados até a normalização do fornecimento de energia elétrica. Confira abaixo alguns prejuízos:

Comércio

Leia mais:

De acordo com a Fecomércio-BA, o apagão pode ter gerado uma perda de venda de R$2,2 milhões por hora no estado. Segundo o consulto da econômico da entidade, Guilherme Dietze, eventos atípicos como esse afetam diretamente vendas por impulso, por hora parada.

Entram nesse levantamento os supermercados, farmácias, vestuário e outras atividades como artigos esportivos, lojas de produtos alimentícios, etc.

Não entram no cálculo neste cálculo, por exemplo, veículos, eletrodomésticos, móveis, entre outros, pois independentemente do apagão, as pessoas comprariam depois. É o que se chama de compra programada”, destaca Dietze.

Além disso, para o consultor econômico, há situações em que empresário pode sofrer danos materiais no seu estabelecimento.

“São os casos de problemas nos refrigeradores, ar-condicionado, computadores ou outros aparelhos eletroeletrônicos que possa de alguma forma interferir no resultado das vendas especificamente desse estabelecimento”, explica Dietze. Portanto, o apagão desta terça-feira pode ter gerado algum tipo de perda de vendas, mas não impacta o desempenho geral do mês.

Polo de Camaçari

Devido o apagão, as empresas, em conformidade com os protocolos de segurança, liberaram integrantes das áreas administrativas. De acordo com o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari - Cofic, o fornecimento de energia elétrica no local foi restabelecido gradualmente,

Shoppings

Por causa do apagão, o funcionamento dos shoppings também foi comprometido, sendo normalizado após o restabelecimento da energia ou por uso de geradores. Confira as notas emitidas durante o apagão:

Shopping Paralela

Durante o período do apagão, só foi permitida a entrada de lojistas e os geradores garantiram a iluminação das áreas comuns. Assim que a energia foi sendo restituída, o shopping abriu as portas para os clientes.

Shopping da Bahia

O Shopping da Bahia informa que, após o reabastecimento completo de energia, as operações estão em funcionamento normal. Te esperamos aqui, até às 22h.

Shopping Salvador

O shopping estava operando com gerador para abastecer as áreas comuns, elevadores e escadas rolantes, mas algumas lojas estavam sem energia. Situação normalizada e shopping funcionando normalmente até as 22h.

Shopping Piedade

Funcionamento normal.

Shopping Center Lapa

Funcionamento normal.

Shopping Bela Vista

O shopping Bela Vista funcionou normalmente com os geradores. Tudo normal.

O iBahia entrou em contato com a Abrasce Associação Brasileira de Shopping Centers, mas até o momento da publicação desta matéria, não recebeu retorno.

Serviços municipais afetados

De acordo com a prefeitura de Salvador, o atendimento ao público nos órgãos e autarquias municipais foram suspensos provisoriamente. Por volta das 10h50, o serviço 156 estava fora do ar.

O Elevador Lacerda, Elevador do Taboão, Plano Inclinado Gonçalves, Plano Inclinado Liberdade-Calçada e Plano Inclinado Pilar também tiveram o funcionamento interrompido. A operação dos equipamentos só foi retomado no início da tarde, depois que o fornecimento de energia começou a ser restabelecido.

Ainda de acordo com a prefeitura, o BRT seguiu com operação normal, sem alterações no funcionamento. Agentes da Semob estão nas ruas para garantir a operação de transporte para minimizar os transtornos.

Já a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) informou que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionaram com o plano de contingência, já que contam com gerador e há a garantia do suporte à vida dos pacientes na sala vermelha.

Segundo a SMS, houve comprometimento no atendimento da rede ambulatorial - postos básicos e multicentros - porém, as consultas e procedimentos serão remarcados.

A secretaria ainda informou que os imunológicos foram preservados pelas câmeras frias, que têm autonomia de 48 horas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) opera com instabilidade, com isso as chamadas ao serviço devem ser feitas através do telefone 190.

Escolas

De acordo com a Secretaria de Educação do Estado, as escolas da rede estadual de ensino mantiveram o funcionamento pela manhã, com as restrições impostas pela falta de energia, como a impossibilidade de uso de equipamentos eletroeletrônicos. As aulas vão acontecer de forma normal nos turnos vespertino e noturno.

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) informou que cerca de 18% das unidades de ensino municipais tiveram que suspender as aulas na manhã desta terça-feira (15). No turno da tarde, o percentual foi de 33%. No total, aproximadamente 19,5 mil alunos ficaram aula. A Rede Municipal de Salvador tem 442 unidades de ensino e cerca de 150 mil alunos.

*Matéria em atualização

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia