Os servidores públicos aposentados e pensionistas da Bahia, vinculados à Previdência do Estado poderão realizar a prova de vida sem precisar comparecer ao atendimento presencial.
A Prova de Vida Digital, serviço inteiramente remoto, foi lançado na quarta-feira (2) e permite a realizado do procedimento de qualquer celular com acesso à internet através do aplicativo GOV.BR.
Os convocados pela Superintendência de Previdência (Suprev) em março já podem usar a novidade ao longo do mês. No entanto, os beneficiários de janeiro e fevereiro ainda pendentes só podem se submeter à prova de vida por vídeoatendimento ou presencialmente.
Dos convocados de fevereiro, 3945 ainda não atenderam ao chamado. A Suprev ampliou para 15 de março o prazo para se submeter a prova de vida sem risco de interrupção no recebimento dos proventos. Já os 1958 convocados de janeiro podem ter o benefício bloqueado a qualquer momento.
O cronograma da prova de vida segue o mês de aniversário do aposentado ou do ex-servidor falecido que gerou a pensão previdenciária.
Passo a passo do aplicativo
- Baixar o aplicativo e fazer conta no GOV.BR. Caso já possua uma conta, basta acessá-la no aplicativo, digitando CPF e senha. Clique aqui para saber como criar um login.
- Em seguida, é preciso realizar o reconhecimento facial, com a câmera do celular em um ambiente iluminado. Para essa etapa, o pré-requisito é que o beneficiário ou pensionista tenha biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou na Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
- Em seguida, no próprio GOV.BR, na aba “serviços”, o beneficiário poderá confirmar a realização da prova de vida.
Leia mais em Salvador em iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!