Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
Inclusão

Bahia anuncia contratação de 1.624 para Educação Especial

Durante live, governador Jerônimo Rodrigues ainda divulgou lei que institui mês dedicado a pessoas com deficiência

Redação iBahia • 21/03/2023 às 21:34 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Bahia anuncia contratação de 1.624 para Educação Especial
Foto: Reprodução/Instagram

O governo da Bahia anunciou nesta terça-feira (21) a autorização para contratar 1.624 profissionais para a Educação Especial no estado. A divulgação foi feita pelo governador Jerônimo Rodrigues nas redes sociais.

Segundo o governador, os contratados atuarão nas funções de cuidador educacional, intérprete de Libras, instrutor de Libras, brailista e técnico de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Leia mais:

O edital deve ser publicado no Diário Oficial da quarta-feira (22), e libera a Secretaria da Educação do Estado (SEC) para selecionar os educadores. A contratação será em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).

Durante o anúncio, Jerônimo detalhou a importância da contratação dos novos profissionais.

“Escolhi o 21 de março [Dia Internacional da Síndrome de Down] para anunciar a contratação de pessoal para acompanhar e cuidar das pessoas com deficiência nas nossas escolas estaduais porque este dia é dedicado às pessoas com Síndrome de Down. Esta celebração é para festejarmos os direitos e conquistas e as lutas das pessoas, das famílias, dos professores, da Apae e de todas as demais associações e entidades ligadas à causa. Compartilho dessa nossa posição de garantir que as pessoas com deficiência possam ter direitos. E este dia é importante para continuarmos a luta em busca de direitos”.

De acordo com a SEC, a presença desses profissionais nas unidades escolares vai auxiliar o aprendizado dos estudantes com necessidades especiais, já que eles passam a ter as condições necessárias para o desenvolvimento pessoal e educacional, sendo essencial para o seu processo de aprendizagem e sua permanência na rede estadual de ensino.

Com esta autorização, a Secretaria da Educação reforça o cumprimento da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando a inclusão social e cidadania.

Setembro Verde

O 21 de março também foi escolhido pelo governador para sancionar a lei que institui o Setembro Verde, a ser dedicado à promoção de direitos das pessoas com deficiência no estado. “Isso proporcionará maior visibilidade a esta nossa causa muito importante, para a qual precisamos conscientizar a nós e a população em geral quanto à sua relevância”, destacou Jerônimo.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia