Praia de Guaiú

Baleia jubarte de 13 metros é encontrada morta em litoral da Bahia

Esse foi o 7° encalhe de jubarte somente este ano no Brasil e o primeiro no estado

Redação iBahia
04/07/2022 às 19h30

2 min de leitura
Foto: Divulgação/ Baleia Jubarte

Uma baleia jubarte de aproximadamente 13 metros foi encontrada morta na praia de Guaiú, em Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia, no último sábado (02).

De acordo com informações do Projeto Baleia Jubarte, o animal era uma jubarte macho adulto, que provavelmente morreu no mar e foi a deriva para a praia. O animal foi encontrado em estado avançado estado de decomposição.

Ainda segundo o projeto, esse foi o 7° encalhe de jubarte somente este ano no Brasil e o primeiro na Bahia.

Temporada das baleias

De junho até outubro, principalmente entre o sul da Bahia e norte do Espírito Santo, é possível avistar em alto-mar os gigantes dos oceanos, que chegam a 16 metros de comprimento e de cerca de 40 toneladas. O turismo de observação de baleias (whale watching) cresce em todo o planeta como consequência direta do fim das atividades de caça e do aumento gradual da população de jubartes.

A cidade de Prado, na Bahia, é um dos melhores lugares para se avistar saltos de baleias jubartes. As gigantes do mar buscam temperaturas mais amenas a fim de se reproduzir. Elas saem das águas frias da Antártica e nadam mais de 4 mil KM até Abrolhos, no sul do estado.

Prado fica na região conhecida como Costa das Baleias, que inclui ainda Alcobaça, Caravelas, Itamaraju, Itanhém, Nova Viçosa, Mucuri, Teixeira de Freitas. A região é um verdadeiro santuário marítimo-ecológico, refúgio e berçário de jubarte.

Leia mais sobre Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias