Quatro homens suspeitos de assaltar uma casa lotérica no município de Itabela, no Extremo Sul do estado, foram mortos durante confrontos com a Polícia Militar logo depois do roubo. No celular de um dos suspeitos a polícia encontrou fotos do grupo e um vídeo onde eles aparecem roubando o estabelecimento e saqueando clientes. A ousadia é tão grande que o suspeito que está filmando chega a criticar a qualidade do celular da vítima.
O assalto aconteceu no início da tarde de terça-feira (10). Seis homens armados chegaram ao local e abordaram os clientes da lotérica. Duas mulheres que estavam na fila tentam sair do local, mas retornam após serem ameaçadas. É o homem que filma o crime que começa a pedir os celulares das mulheres.
"Tem celular aí? Alguma coisa, moça?", questiona o assaltante. Ao receber o aparelho, o rapaz reclama: "Porra, uma porcaria dessa?!". Outro integrante da quadrilha começa a saquear as pessoas que estavam na fila e ameaçá-las com xingamentos. No vídeo, é possível ver um dos suspeitos saindo com bolsas e um pacote de dentro do estabelecimento. Imagens das câmeras de segurança também flagraram a ação.
Logo após o crime, a quadrilha fugiu em um veículo Volkswagen Amarock, cor branca, sem placa e para-choques. Equipes da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Eunápolis), da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Mata Atlântica, da Rondesp Sul e do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM) iniciaram buscas na região para localizar e prender os suspeitos.
Na fuga, o grupo sofreu um acidente com o carro, na estrada do Queimado, onde abandonou o veículo. Após a denúncia de moradores, os policiais chegaram ao local e iniciaram as buscas pelo matagal, que durou toda a madrugada. Ao avistarem os policiais, os criminosos começaram a atirar e, no revide, dois foram atingidos e socorridos até o Hospital Frei Ricardo, em Itabela, mas não resistiram aos ferimentos.
Os outros suspeitos conseguiram fugir. Com a dupla a PM apreendeu uma pistola 9mm, um revólver calibre 32 e R$ 22.163,00 em dinheiro. As ocorrências foram registradas na delegacia de Itabela.
Já na manhã de quarta-feira (11), ainda na região, uma equipe da 7ª CIPM/Eunápolis realizava abordagens a veículos quando um condutor ficou nervoso com a aproximação dos policiais. O celular dele tocou no momento da abordagem e, um dos filhos, integrante do grupo, ensinou por telefone como chegar ao lugar em que estava aguardando o resgate, mas toda a conversa foi acompanhada pelos policiais militares. O condutor confessou que iria encontrar a quadrilha no meio do percurso para ajudar na fuga, e também foi encaminhado para a delegacia.
Os policiais chegaram ao local indicado e prenderam dois integrantes da quadrilha. Dois comparsas conseguiram fugir. Com a dupla a guarnição apreendeu dois revólveres. Os dois também foram encaminhados à delegacia de Itabela.
Na mesma manhã, os policiais continuaram as diligências pelos outros integrantes da quadrilha e, após denúncias, a guarnição da Cipe Mata Atlântica iniciou buscas pelo matagal. Ao avistar um deles, houve troca de tiros e o suspeito morreu no local. A ocorrência foi registrada na delegacia de Eunápolis, onde foi apresentado o revólver calibre 38 encontrado com o suspeito.
O sexto acusado foi encontrado na estrada da mesma região tentando fugir a pé. O criminoso reagiu e disparou contra a guarnição e segundo a polícia, na troca de tiros, também foi atingido. Ele foi socorrido para o Hospital Frei Ricardo, mas também não resistiu aos ferimentos. Com o suspeito foi apreendida uma pistola 9mm, apresentada na delegacia de Itabela.
Em nota, a PM comemorou a participação da população que auxiliou com informações através de denúncias anônimas. Os nomes dos suspeitos mortos e presos não foram divulgados.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!