Termina nesta quarta-feira (31) o prazo para a declaração do Imposto de Renda 2023. Na Bahia, até às 08h30, 73.833 contribuintes ainda não tinham enviado o documento para a Receita Federal. A expectativa da entidade é receber no máximo 1.555.487 declarações até às 23h59 de hoje. No Brasil, esse número chega a 39,5 milhões de envios neste ano – um aumento de 8,8% em comparação a 2022, quando recebeu 36,3 milhões de documentos.
O programa gerador do Imposto de Renda 2023 está disponível para download desde 9 de março. Veja aqui como baixar.
Leia também:
Vale ressaltar que a recomendação dos especialistas é de que o contribuinte entregue a declaração dentro do prazo mesmo que o documento esteja incompleto. Isso porque, quem deixa de fazer a declaração, ou entrega depois do prazo, fica sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% de todo o imposto devido.
Apesar disso, tenha atenção: depois da data limite, não é possível mais trocar o modelo da declaração, de simples para completa ou vice-versa.
Calendário de Pagamento
A Receita Federal começará a pagar hoje o 1º lote de restituição. Segundo o órgão, o crédito contemplará mais de 4 milhões de contribuintes e soma cerca de R$ 7,5 bilhões em pagamentos — o maior valor já pago pelo Fisco em um lote de restituição na história.
Ainda de acordo com a Receita e com informações publicados no g1, todo o valor será destinado a contribuintes que têm prioridade no recebimento. Ao total, são:
- 246.013 contribuintes idosos acima de 80 anos;
- 2.464.031 contribuintes idosos entre 60 e 79 anos;
- 163.859 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 1.052.002 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 204.020 contribuintes que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.
Os pagamentos das restituições do IR 2023 serão feitos em cinco lotes, segundo informações da Receita. O prazo para entrega das declarações começou em 15 de março.
Veja as datas dos pagamentos:
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 29 de setembro
Como vou receber a restituição?
O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX.
Como saber se tenho algum valor a receber?
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet e clicar na opção "Meu Imposto de Renda". Em seguida, basta clicar em "Consultar a Restituição".
A Receita Federal lembrou que disponibiliza, também, aplicativo para tablets e smartphones que permite consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberaçã
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!