Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
Serviço

Concessionária divulga orientações após morte de jovem eletrocutado

Vítima trabalhava em obra de iluminação pública quando foi atingida por descarga. Dicas esclarecem sobre serviços perto da rede elétrica

Redação iBahia • 21/06/2023 às 20:14 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Concessionária divulga orientações após morte de jovem eletrocutado
Foto: Divulgação

A Neoenergia Coelba, empresa que administra o sistema de energia elétrica da Bahia, emitiu uma nota com orientações de seguranças para realização de serviços próximos à rede. O alerta foi publicado nesta quarta-feira (21), um dia depois que um jovem de 19 anos morreu eletrocutado na cidade de Senhor do Bonfim, no norte do estado.

Tarcísio Domingos de Souza trabalhava em uma obra de iluminação pública quando recebeu uma descarga elétrica. Outros sete homens também foram atingidos e ficaram feridos, sendo dois deles em estado mais complicado. Eles eram trabalhadores terceirizados de uma empresa local. O caso está sob investigação do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Leia mais:

De acordo com a Neoenergia Coelba, os serviços nas proximidades das redes elétricas, por mais simples que pareçam ser, pedem atenção redobrada de quem está executando a obra, para não colocar em risco a própria vida e a de outras pessoas.

“Conhecer bem o serviço que será executado é uma condição primordial para o controle dos riscos. Entretanto, o profissional não pode se basear somente na sua experiência e deve possuir qualificação e seguir, à risca, todos os procedimentos de segurança. O ideal é que ele nunca trabalhe sozinho e que um colega faça uma dupla checagem dos equipamentos de proteção individual e coletiva para que não ocorram acidentes”, ressalta Hugo Vidal, gerente de Segurança e Saúde da empresa.

A distribuidora também reforçou algumas recomendações. Entre elas, está a necessidade do profissional manter uma distância segura da rede de distribuição, além de não usar materiais com haste longa (como réguas, rodos de pintura, entre outros) para garantir a segurança em construções e reformas. Confira mais dicas abaixo

Em nota, a empresa disse que realiza ações fixas de esclarecimento por meio de mensagens na conta de luz, canais de relacionamento com o cliente, hub de segurança no site da empresa, publicações nas redes sociais e sites, além de campanhas publicitárias, ações educativas, parcerias com entidades de classe, entre outras iniciativas, para garantir a segurança.

Recomendações

  • Profissional especializado: ao fazer a instalação ou reparo elétrico, é necessário contratar um profissional qualificado para realizar a atividade. Também é muito importante recorrer à prefeitura local para regularizar a situação da construção ou reforma no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do estado, para garantir a conformidade e segurança.
  • Atenção no distanciamento da fiação pública: construções ou reformas devem ter, no mínimo, 2,5 metros de distância dos fios do poste. Essa é a medida mais segura para qualquer tipo de obra. Os andaimes, por exemplo, devem ser montados longe da rede elétrica. É preciso atenção para não deixar vergalhões e calhas tocarem na rede.
  • Não construir ao redor de postes: é prática ilegal qualquer tipo de construção ao redor de postes em terrenos vazios. A probabilidade de choque elétrico nessa situação é muito alta. Observação: a construção muito próxima a postes de iluminação pública também é de grande risco. Para esse caso, o ideal é não realizar a obra ou modificar o poste de lugar, recorrendo sempre à prefeitura local.
  • Evite a circulação em áreas com instalações elétricas: esses locais podem oferecer riscos de ocorrências, principalmente dentro de construções. A utilização de escadas móveis, por exemplo, requer muito cuidado; antes de apoiá-las, é necessário observar a distância dos fios/ rede elétrica.
  • Fique atento ao aquecimento ou desligamento automático de aparelhos domésticos: avalie a temperatura de interruptores, tomadas e fios dos aparelhos; e o funcionamento de lâmpadas e equipamentos. É muito importante também prestar atenção se os disjuntores desarmam eventualmente ou se a conta de energia apresenta aumento repentino.
  • Substitua fios amassados, com corrosão ou sem a capa isolante: se as fiações estiverem com os fios metálicos à mostra, é necessário trocar imediatamente esses objetos para evitar choques e curtos-circuitos. Sempre contrate um eletricista qualificado.
  • Evite ligações improvisadas: não realize ligações ou instalações fora da norma técnica, ou seja, não faça gambiarra.
  • Instalação de tomadas e disjuntores longe de locais com água: deve ser tomada uma distância segura entre as pias, torneiras ou outros locais que possuem água ao instalar as tomadas e disjuntores dentro de casa. Se não for possível, é necessário ter uma atenção grande na utilização de aparelhos nesses locais. Observação: o mesmo conselho vale para a proximidade de objetos que forneçam calor/superfície quente (fornos ou lareira, por exemplo) e fios, pois pode haver a degradação das capas isolantes protetoras e futuros acidentes decorrentes disso. Nesses locais, tenha sempre a instalação de aterramentos elétricos e o DR (Diferencial Residual).
  • Para reparos elétricos, desligue a chave geral de energia ou disjuntor geral: em caso de consertos elétricos (seja o reparo de uma tomada ou troca de lâmpada), o ideal é desligar o disjuntor/chave do local antes da ação, para desenergizar o circuito e evitar choques ou descargas elétricas.
  • Compre produtos com o certificado do Inmetro: ao realizar a compra de componentes como fiação, tomadas, disjuntores, lâmpadas, entre outros objetos ligados à parte elétrica, certifique-se de que esses possuem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Produtos sem esse certificado podem oferecer, posteriormente, riscos de choques, curtos-circuitos e problemas com o consumo.
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia