A Bahia saiu na frente e conquistou o primeiro lugar na 4ª edição do Prêmio Laureate de Excelência em Engenharia Robótica. Com um protótipo inspirado no robô Curiosity lançado a Marte pela NASA em 2012, os estudantes Brunno Brito, Jander Pereira, Lucas Leite e Maurício Rodeiro, dos cursos de Engenharia Mecânica e Mecatrônica da UNIFACS desbancaram equipes da Espanha, México, Malásia, Turquia e outro grupo de brasileiros do Rio Grande do Sul, com o robô Amazon-e, levando para casa o prêmio de US$ 10 mil.
O desafio proposto pelo evento consistia em criar um robô capaz de atuar na limpeza de parques, recolhendo lixo e selecionando resíduos sólidos recicláveis. Para isso foram necessário seis meses de pura dedicação da equipe de baianos com pesquisas, desenvolvimento, testes e ajustes para conseguir o produto final, Amazon-e, que teve seu nome inspirado no robô Wall-e e faz referências à Amazônia, destaque na competição.
Para se ter uma ideia, o protótipo desenvolvido pelos baianos possui motores individuais em cada uma das suas seis rodas que facilita na locomoção, comunicação por wi-fi e rádio, além de sensores parecido com os de carros autônomos que permite que o Amazon-e desvie dos obstáculos.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
Redação iBahia
AUTOR
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade