Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > bahia
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Inusitado

Fóssil de feto de preguiça gigante é encontrado na Bahia

Material foi descoberto por pesquisador há 40 anos, mas só foi divulgado agora

Redação iBahia • 04/07/2023 às 19:28 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Fóssil de feto de preguiça gigante é encontrado na Bahia
Foto: Arquivo pessoal

Uma descoberta histórica feita na Bahia há 40 anos foi divulgada agora por um pesquisador de Minas Gerais, em entrevista publicada pelo g1 nesta terça-feira (4).

De acordo com o especialista, um fóssil de feto de preguiça gigante e a ossada da mãe foram encontrados em uma gruta na cidade de Campo Formoso, no norte do estado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

O animal extinto é da espécie Nothrotherium Maquinense, que teria vivido no Brasil há mais de 20 mil anos.

As descobertas inéditas integram uma pesquisa gerida pelo paleontólogo do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas e doutor em Morfologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Cástor Cartelle Guerra.

"Há anos descobri um esqueleto de preguiça extinta. Durante a escavação, a grande surpresa: era uma fêmea e com o feto. Isso é um achado mais do que raro, é raríssimo", disse o pesquisador.

A pesquisa de Cartelle Guerra só foi anunciado 40 anos após a descoberta porque o pesquisador só conseguiu agora concluir todo o material depois de décadas de trabalho.

O material será divulgado oficialmente em publicações científicas. Segundo Cástor, esta é a primeira vez que um registro como este é feito no Brasil.

"A preservação do feto é extraordinária, melhor que o da mãe", conta o professor. A mãe media cerca de seis metros, já o feto tinha cerca de 25 centímetros", completou.

"O achado, que demoramos anos para dar conhecimento publicamente, é espetacular e único, no ponto de vista da ciência. Isso é valorizar nosso passado", reforçou o pesquisador.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia