Os funcionários do Hospital Dantas Bião, que fica na cidade de Alagoinhas, a 124 km de Salvador, decidiram paralisar as atividades a partir da próxima sexta-feira (19). Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Santas Casas, Entidades Filantrópicas, Beneficentes e Religiosas e em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia (SINDISAÚDE), a decisão foi tomada após assembleia realizada na noite da última segunda-feira (15). Ainda segundo o sindicato, a principal reivindicação é por conta aos atrasos no pagamento de salários. Eles estão sem receber o salário referente ao mês de novembro, e também a primeira parcela do 13º salário, que deveria ter sido paga até o dia 30 do mês passado, e afirmam que só vão voltar ao trabalho após que a Secretaria Estadual de Saúde (SESAB) efetuar os pagamentos.
Por telefone, a assessoria da Sesab informou que a empresa responsável pelo repasse financeiro é a Monte Tabor – Hospital São Rafael. Empresa que administra o hospital desde agosto de 2006, após um processo de licitação pública em parceria com o Governo do Estado. Já a assessoria do Hospital São Rafael disse ao iBahia que a questão financeira é exclusivamente feita pela Sesab. Por conta da falta de pagamento, o sindicato afirmou que vários serviços médicos, como bioimagem (diagnóstico por imagem) e endoscopia não estão funcionando. Já o atendimento ambulatorial, os setores de emergência e UTI funcionam parcialmente. Ainda segundo o SINDISAÚDE, por conta da situação, muitos profissionais já foram agredidos por pacientes e familiares insatisfeitos com o atendimento oferecido.
Sindicato alega o não recebimento do pagamento referente ao mês de novembro e a primeira parcela do 13º salário aos funcionários do Hospital Dantas Bião |
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade