icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Bahia

Homem é vítima de leptospirose em Feira de Santana, na Bahia

Informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade.

foto autor

Redação iBahia

23/03/2023 às 7:35 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Homem é vítima de leptospirose em Feira de Santana, na Bahia
Foto: Site SMS Feira de Santana

Um homem de 55 anos foi vítima de leptospirose, doença transmitida pela urina do rato, na cidade de Feira de Santana, interior da Bahia. Segundo informações do g1 Bahia, a notícia foi divulgada na quarta-feira (22), pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade.

A Vigilância Epidemiológica indicou que a vítima contraiu a doença na casa onde morava, no bairro de Limoeiro. Ele apresentou os primeiros sintomas no dia 15 de fevereiro e morreu no Hospital Instituto Couto Maia no dia 1º de março. Ao ter conhecimento do caso, a equipe de saúde realizou a notificação, adotou as medidas de prevenção e controle na residência do paciente, e também deu início ao rastreamento de casos suspeitos na região.

A SMS Feira explicou ainda que os casos são registrados conforme a ficha de notificação, atestado de óbito e resultado positivo do exame chegam à Vigilância. Como ação preventiva, os agentes de endemias visitaram as residências dos moradores do bairro do Limoeiro e executaram ações de controle. Não há informações sobre a identificação e sepultamento da vítima.

Veja também:

Doença - A leptospirose é uma doença causada pela bactéria Leptospira, que usa alguns animais, principalmente roedores, como hospedeiros. A doença é transmitida para os seres humanos pela exposição direta ou indireta ao xixi desses animais. A bactéria invade o organismo através de pequenas feridas na pele, nas mucosas ou em membros que ficam imersos em água contaminada.

A fase precoce dura aproximadamente de três a sete dias e, geralmente, caracteriza-se pelo aparecimento repentino de febre, acompanhada de dor de cabeça, dor muscular, anorexia, náuseas e vômitos. Na fase mais grave, o paciente pode apresentar icterícia – com a cor da pele ficando amarelada - insuficiência renal e hemorragia.

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Bahia