icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Serra do Pensamento

Incêndio em Riachão do Jacuípe é controlado após 10 horas

Voluntários controlaram queimada em Serra do Pensamento, na comunidade São Lourenço

foto autor

Redação iBahia

26/09/2023 às 6:30 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Incêndio em Riachão do Jacuípe é controlado após 10 horas
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um incêndio em Serra do Pensamento, na comunidade São Lourenço foi controlado após 10 horas de trabalho, no município de Riachão do Jacuípe, a 200 km de Salvador.

O fogo foi contido com a ajuda da Brigada Voluntária dos Anjos Jacuipenses. O grupo foi acionada por volta de 11h da manhã de segunda-feira (25). Duas equipes foram deslocadas para local. O trabalho foi finalizado por volta das 20h20. Veja os vídeos abaixo:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Foto: Acervo Pessoal
Foto: Acervo Pessoal
Foto: Acervo Pessoal

O Coordenador da Brigada dos Anjos Jacuipenses, Lucival Sousa, alerta para o cuidado com o período de estiagem e calor na região, e os transtornos que esses incêndios causam, devastando a vegetação e causando a morte de animais.

Incêndio Serra do Riachão

Diversas queimadas tem atingido a região da Serra da Bandeira e outras cidades do oeste da Bahia.

A região de Serra da Bandeira é uma das mais afetadas. Cerca de 4km do local, uma área de cerrado, foi queimado pelo fogo. A serra fica próxima a áreas comerciais da cidade, nas margens da BR-242. A Serra do Mimo também registra o incêndio florestal desde segunda.

Inicialmente, eram dois focos de queimadas. Um deles foi controlo pelo Corpo de Bombeiros e outro segue sendo combatido, mas avançou nos últimos dias, o que dificulta o trabalho dos profissionais.

Para combater às chamas, todo o efeito do Corpo de Bombeiros na região oeste estava em campo. São 103 homens, 25 viaturas e 8 aeronaves no combate ao fogo.

Não há informações sobre a extensão dos incêndios, nem sobre a dimensão de danos causado pelo fogo.

Altas temperaturas

De acordo com o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo), as chamas nos oeste se espalharam rapidamente por causa das altas temperaturas e ventos fortes.

Entre os meses de julho e outubro, o oeste baiano enfrenta estiagem. Em 2023, os moradores passaram mais de 120 dias sem chuvas.

No oeste baiano, a combinação entre ventos fortes e tempo seco colaboram com o surgimento e, principalmente, a rápida propagação das chamas, em casos de incêndios florestais.

Nesta semana, a última do inverno, uma nova e intensa onda de calor atinge diversas regiões brasileiras, entre elas o oeste da Bahia. A onda de calor deve atingir as cidades durante o final de semana e, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros podem superar os 35ºC em ambas as localidades.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Bahia