Jerônimo Rodrigues anuncia mais secretários do novo governo da Bahia


Foto: Max Haack/Ag Haack

O governador eleito da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou nesta quarta-feira (28) mais secretários do governo do Estado. Ao todo, a próxima gestão terá 25 secretários, além da Chefia de Gabinete, que tem status de subscretaria.

Uma das novidades é a Superintendência de Políticas para os Povos Indígenas (SEPROMI), que será comandada por Patrícia Pataxó. A pasta foi criada para o próximo governo.

Confira os nomes anunciados nesta quarta:

  • Patrícia Pataxó – Superintendência de Políticas para os Povos Indígenas (SEPROMI):

Natural de Itaju do Colônia, no território indígena Caramuru Catarina Paraguaçu, no Sul da Bahia, Patrícia Pataxó foi a primeira indígena formada em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Patrícia é advogada especialistas em Direitos Humanos e membro do Observatório de Direitos Indígenas Nacional e atuou como assessora institucional da prefeitura de Itaju do Colônia. Foi também assessora especial da Fundação da Criança e do Adolescente (FUNDAC) e participou de reuniões junto à Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre a denúncia de violações dos direitos indígenas.

  • Jusmari Oliveira – Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (SEDUR):

Jusmari Oliveira foi vereadora, presidente da Câmara Municipal de Barreiras, deputada estadual por três mandatos, deputada federal e prefeita de Barreiras, no oeste da Bahia.

No governno de Rui Costa, em 2017, chegou a ser titular da pasta de Desenvolvimento Urbano, mas saiu após se eleger deputada estadual.

  • Bruno Monteiro – Secretário da Cultura (Secult)

Bruno Monteiro é jornalista, produtor e gestor cultural. Em sua experiência de gestão, foi chefe de gabinete de dois Ministérios (Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres) e assessor especial da Presidência da República no governo Dilma Rousseff. Atuou na produção de artistas como Caetano Veloso e coordenou a produção do documentário “Democracia em Vertigem”.

Participou do grupo de trabalho de transição da cultura no Governo Federal. Nos últimos anos, coordenou a comunicação do senador Jaques Wagner e a comunicação da campanha de Jerônimo ao Governo da Bahia.

  • Davidson Magalhães – Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte

Davidson Magalhães é natural de Itabuna (BA) e atual secretário da pasta. Formado em Economia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e mestre na mesma área pela UFBA. Ele começou sua trajetória docente, em 1990, na Uesc.

Atualmente, é professor da Uneb, campus Salvador. Foi vereador, por dois mandatos, em Itabuna. No município, foi secretário de Indústria e Comércio e secretário de Articulação Política. No período de 2007 a 2014, assumiu a presidência da Bahiagás.

  • Angelo Almeida – Secretaria do Desenvolvimento Econômico

Angelo Almeida foi reeleito deputado estadual com 59.841 votos. Foi vereador de Feira (2009/2012), quando presidiu e foi membro da Comissão de Direitos Humanos e Meio Ambiente. Como deputado, em seu primeiro mandato, criou a Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência.

No PSB, Angelo foi presidente da sigla em Feira de Santana e atualmente é dirigente do PSB Bahia e membro do diretório nacional do partido.

  • Elisângela Araújo – Secretaria de Política para as Mulheres

Elisângela dos Santos Araújo é agricultora familiar. É Secretaria Agrária Nacional do PT e foi uma das coordenadoras do Grupo de Trabalho de desenvolvimento agrário do Governo de Transição do Presidente Lula. Foi presidenta do SINTRAF de São Domingos e Diretora da CUT-Bahia.

Na CUT Nacional, ocupou a Diretoria Executiva por três mandatos e foi secretária-geral do Departamento Nacional dos Trabalhadores Rurais (DNTR/CUT). Por conta dessa trajetória de luta, tornou-se uma liderança regional das mulheres trabalhadoras rurais.

Em 2003, assumiu a coordenação do escritório da CUT Nacional em Brasília, onde atuou na construção do Projeto Sindical da Agricultura Familiar.Em 2005, foi eleita coordenadora-geral da FETRAF-BRASIL/CUT, sendo reeleita em 2009.

Em 2013, assume a Secretaria Geral da Fetraf-Bahia/CUT. Sócio-fundadora do Instituto Lula, foi candidata a deputada-federal pelo estado da Bahia recebendo 64.239 votos em 2018 e 73.128 em 2022.

  • André Curvello (Secretário de Comunicação)

Com passagem por agências de publicidade, rádio, assessoria de imprensa, televisão, jornal impresso e experiências em cargos públicos, André Curvello foi redator publicitário, Chefe da Sucursal do jornal A Tarde e Secretário de Comunicação Social da Prefeitura de Feira de Santana

Foi Secretário de Comunicação Social do Município de Salvador, trabalhou como repórter, editor e produtor em rádio, jornal e televisão. Coordenou diversas campanhas eleitorais majoritárias e outras na área Política.

É secretário de Comunicação do Estado da Bahia desde 2015, após coordenar a comunicação da campanha do então candidato ao Governo do Estado pelo PT, Rui Costa, em 2014.

Leia mais sobre Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.