icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
BAHIA

Justiça define ordem de aparição e tempo de cada candidato na TV

Os prefeituráveis marcarão a estreia do horário eleitoral e terão as segundas, quartas e sextas-feiras para apresentar as suas candidaturas

foto autor

11/08/2012 às 12:39 • Atualizada em 09/09/2022 às 15:13 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Nelson Pelegrino (PT), Rogério Da Luz (PRTB), Márcio Marinho (PRB), Mário Kertész (PMDB), Hamilton Assis (PSOL) e ACM Neto (DEM). É nessa ordem que os candidatos que disputam a prefeitura de Salvador vão se apresentar para o eleitorado na propaganda gratuita na TV e rádio, entre os dias 21 de agosto e 4 de outubro, com sistema de rodízio, onde o primeiro se torna o segundo a aparecer no programa seguinte, e assim sucessivamente. O sorteio que definiu a escala de aparição foi realizado ontem, pela manhã, na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia, sob a supervisão do juiz da 4ª Zona Eleitoral, Benício Mascarenhas. No evento, também foi sorteada a ordem de apresentação dos candidatos a vereador.
Como nos bingos, funcionários do TRE monta escala de aparição de prefeituráveis na progaganda gratuita
Os prefeituráveis marcarão a estreia do horário eleitoral e terão as segundas, quartas e sextas-feiras para tentar convencer os espectadores que são a melhor opção para a cidade. Já os candidatos a vereador vão apresentar suas propostas às terças, quintas e sábados. Somente no domingo não haverá propaganda partidária. O sorteio foi feito de acordo com a ordem de inscrição das candidaturas. Como a coligação formada por PMDB e PSC fez o registro antes das chapas rivais, ela foi a primeira a ser sorteada. A bola tirada tinha a numeração 4, correspondente à ordem que o peemedebista Mario Kertész vai aparecer no primeiro dia do horário eleitoral. Para os candidatos a vereador, vale a mesma regra. CálculoCada programa terá duração de 30 minutos. Desses, um terço é dividido igualmente para cada coligação ou partido concorrente. No caso dos prefeituráveis, como há seis na disputa, cada um garantiu um minuto e quarenta segundos. Já os 1.283 candidatos a vereador se dividiram em 20 coligações e partidos, que terão 30 segundos assegurados cada. Os 20 minutos restantes são repartidos de acordo com a representatividade das legendas na Câmara Federal. Para cada deputado do partido, o candidato ganha 2,3 segundos na propaganda partidária. Na prática, quem conseguiu angariar mais apoios tem mais tempo. É o caso de Pelegrino, que aglutinou mais de 13 minutos de propaganda eleitoral – quase o triplo do tempo de Mário Kertész e ACM Neto, que têm pouco mais de cinco minutos cada.
Já os nanicos, com pouco ou nenhum representante eleito, ficaram com tempo menor (ver divisão exata no quadro ao lado). É o caso de Márcio Marinho, Da Luz e Hamilton Assis. No rádio, os programas serão transmitidos entre 12h e 12h30 e 19h e 19h30. Na TV, a propaganda acontece das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h. InserçõesJunto ao programa eleitoral, os candidatos a prefeito terão mais 30 minutos na programação diária das emissoras. Entre 8h e 0h, eles usarão inserções de 30 segundos, que podem ser divididas em dois tempos de 15 segundos ou acumuladas em um minuto. Cada prefeiturável terá o mesmo tempo que conseguiu para o programa eleitoral. Na conta do TRE, Pelegrino terá, em média, 28 inserções; ACM Neto, 11; Mário Kertész 10; Márcio Marinho e Hamilton Assis, 4 cada um; e Da Luz, 3. A Justiça Eleitoral identificou que sobravam 90 segundos na conta dos 47 dias de propaganda e, por isso, fez o sorteio de mais três inserções. Coincidentemente, os nomes que lideram a disputa conseguiram uma inserção cada para usar livremente em dia a ser escolhido. “As inserções serão veiculadas segundo a programação das TVs e rádios. As emissoras que escolhem”, diz a chefe do cartório da 4ª Zona, Ana Lúcia Pinheiro.
No evento, o TRE determinou, também por sorteio, as datas que as emissoras de TV e rádio ficarão responsáveis por gerar e transmitir os programas eleitorais em rede. A Bandeirantes será a primeira (21 a 29 de agosto), seguida da TV Bahia e Bahia FM (30 de agosto a 7 de setembro); TV Aratu e Itaparica FM (8 a 16 de setembro), TV Itapoan e Rádio Sociedade (17 a 25 de setembro) e, por último, a TV Educativa e Rádio Educadora (26 de setembro a 4 de outubro). Caberá aos partidos entregar com até 12 horas de antecedência os programas partidários gravados. Matéria original: Correio 24h Justiça define ordem de aparição e tempo de cada candidato na TV

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Bahia