Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
Fim de buscas

Marido de garota cigana assassinada na Bahia é apreendido

Segundo delegado e advogada da da família da vítima, menino que também tem 14 anos foi localizado no Espirito Santo com familiares

Redação iBahia • 26/07/2023 às 17:16 • Atualizada em 26/07/2023 às 19:59 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Marido de garota cigana assassinada na Bahia é apreendido
Foto: Reprodução / Redes Sociais

O marido da menina cigana que foi assassinada em Guaratinga, na Bahia, foi apreendido nesta quarta-feira (26), em Vila Velha, no Espirito Santo. A informação foi confirmada pelas polícias Civil baiana e Federal capixaba e pela advogada da família da garota. O adolescente, que também tem 14 anos, é suspeito do crime.

De acordo com a polícia, o menino foi encontrado com familiares. Eles fugiram para o estado após o assassinato de Hyara Flor Santos Alves e estavam sendo procurados por uma força-tarefa. Já havia um mandado de internação contra o adolescente por ato infracional análogo ao crime de homicídio qualificado (feminicídio), que foi cumprido depois que ele foi localizado.

Leia mais:

Segundo a polícia da região, o menor apreendido será encaminhado para a Delegacia Especializada do Adolescente. No entanto, não há detalhes de quando e nem se o garoto será transferido para a Bahia. A ação tem como objetivo garantir a integridade do suspeito.

Nas redes sociais, o pai da adolescente, Iago Alves, deu a confirmação da apreensão do suspeito para os seguidores e agradeceu pelo apoio recebido. "Eu quero agradecer aqui a vocês. Eu ainda não estou lavado, mas quero agradecer a vocês a força que me deram", disse. Assista abaixo

Vídeo: Reprodução / Instagram

Caso

O assassinato aconteceu no dia 6 de julho, pouco mais de um mês depois que a vítima se casou com o suspeito. O laudo da necropsia da menina, que foi divulgado pelo g1 com exclusividade, mostra que a causa da morte foi "asfixiada por lesão complexa". O termo médico indica que Hyara Flor se asfixiou no próprio sangue após ser baleada.

Segundo a versão do pai de Hyara, Hiago Alves, a família do marido da filha dele teria armado toda a situação, desde o casamento, após uma suposta traição entre o tio e a sogra da menina. Na época, inclusive, imagens íntimas dos dois teriam sido vazadas nas redes sociais.

"Eles armaram, me induziram [a conceder o casamento]. Mataram minha filha, em uma morte injusta, por vingança. Meu irmão tinha caso com a mulher dele [sogro de Hyara], ao invés dele descontar e brigar com meu irmão, eles mataram minha filha inocente", disse o pai da vítima. "Eu quero pedir justiça pela minha filha, em primeiro lugar. Mataram uma criança inocente. Eu quero justiça, a justiça de Deus e a da delegacia”, completou.

Ainda de acordo com Hiago em entrevista à TV Bahia, a adolescente vinha sofrendo violência doméstica desde o dia em que foi morar com a família do marido. Isso há cerca de 46 dias, quando o casamento foi celebrada em uma igreja católica de Guaratinga.


				
					Marido de garota cigana assassinada na Bahia é apreendido
Foto: Reprodução / Redes sociais

“Minha filha, desde o primeiro dia que casou com ele, estava sofrendo. Compraram estaca [pedaço de pau] para bater em minha filha. Vi minha filha com o braço roxo e perguntei o que era aquilo. A mãe dele [genro] não deixou minha filha responder, e disse que tinha sido eles dois brincando, que ele tinha mordido ela”.

Na semana passada, um vídeo que circula nas redes sociais mostra o sogro de Hyara Flor Santos Alves exibindo uma arma de fogo enquanto bebe dentro de um bar. A advogada da família, Janaína Panhossi, contou que a família acredita que a arma exibida pelo homem pode ser a mesma utilizada no crime. No entanto, ainda não há essa informação.

O caso tem chamado atenção nacionalmente. A autora Gloria Perez, que teve a filha assassinada pelo ator Guilherme de Pádua no passado, usou o perfil oficial nas redes sociais para dividir com os internautas a morte adolescente e alertar para o crime.

"Hyara e Amadeus se casaram há menos de dois meses. Os dois tem 14 anos, são ciganos e, conforme a tradição, sendo as famílias amigas, o casamento foi arranjado pelos pais. Essa semana Hyara foi assassinado com tiro de pistola. Amadeus seu pai e outro homem fugiram, e estão sendo caçados pela polícia e pelo pai de Hyara. Foi na Bahia", escreveu ela no Instagram.


				
					Marido de garota cigana assassinada na Bahia é apreendido
Foto: Reprodução / Redes socias
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia