Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
Crime

Morre um dos sobreviventes da chacina de Mata de São João

Adolescente de 12 anos teve 50% do corpo queimado e estava internado no HGE há 13 dias

Redação iBahia • 11/09/2023 às 6:45 • Atualizada em 11/09/2023 às 9:50 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Morre um dos sobreviventes da chacina de Mata de São João
Foto: João Souza/g1 Bahia

Um dos sobreviventes da chacina de Mata de São João, que aconteceu no dia 28 de agosto, morreu no Hospital Geral do Estado (HGE). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (11). O adolescente de 12 anos teve 50% do corpo queimado na ação criminosa e estava internado em estado gravíssimo no hospital. Além do jovem, nove pessoas morreram.

Segundo informações do pai do adolescente, Railan Bispo dos Santos morreu na tarde de domingo (10). Ele ficou 13 dias internado na unidade de saúde.

Leia mais:


				
					Morre um dos sobreviventes da chacina de Mata de São João
Foto: Arquivo Pessoal

O corpo dele foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) e deve ser liberado ainda nesta manhã. O sepultamento de Railan será na cidade de Alagoinhas. Não há detalhes sobre dia ou horário.

Como aconteceu o crime?

A chacina aconteceu por volta das 16h do dia 28 de agosto, na localidade conhecida como Portal do Lunda, na zona rural de Mata de São João. Dos nove mortos, cinco estavam em estado de completa carbonização, dois parcialmente carbonizados e dois sem queimaduras, mas com ferimentos de arma de fogo.

Duas pessoas sobreviveram ao ataque: um adolescente de 12 anos e um bebê com cerca de um ano e meio a dois anos. A criança já foi resgatada pelo pai. A polícia não detalhou como ocorreu o resgate da criança. Já o jovem teve queimaduras em mais da metade do corpo.


				
					Morre um dos sobreviventes da chacina de Mata de São João
Foto: Camila Marinho / TV Bahia

Em conversa com a polícia, o garoto de 12 anos explicou que conseguiu se esconder debaixo de uma cama e não foi visto pelos criminosos. Apesar de estar com ferimentos causados pelo fogo, ele conseguiu sair na rua pedindo socorro e bateu em algumas casas, até ser acolhido por essas duas moradoras, que foram encontradas mortas, com marcas de tiros, no segundo imóvel.

"Essas duas senhoras são verdadeiras mártires dessa barbárie. Elas abriram a porta para essa criança, oportunidade em que os executores perseguiram a criança mataram as senhoras [...]. A priori, elas morreram como efeito colateral da primeira ação, na primeira casa onde morreram sete pessoas", afirmou, destacando que no segundo imóvel não havia indícios de fogo, nem outros ocupantes.

A principal linha de investigação é de crime de passionalidade. A informação foi confirmada durante uma coletiva na manhã de terça-feira (29). A ação foi ciúmes do mandante contra uma das vítimas identificada como Preá, que era procurado pelos órgãos de segurança e estava na primeira casa junto com mais nove pessoas, dessas 7 morreram.

Preá era ex "da atual namorada do mandante do crime". A mulher, que não teve o nome divulgado, tinha um relacionamento com o principal suspeito, que morreu nesta terça-feira (29), em confronto com a polícia.


				
					Morre um dos sobreviventes da chacina de Mata de São João
Foto: Reprodução / TV Bahia

"Entre as vítimas, está uma senhora de prenome Cristiane, que é a mãe da atual namorada do executor", disse a delegada. Cristiane e Preá estavam juntos na casa incendiada, com mais três crianças, dois adultos, um bebê, e um adolescente de 12 anos. As três crianças e o adolescente são irmãos da mulher que namorava com o mandante do crime, que estava fora de casa quando tudo aconteceu.

As outras duas vítimas do crime foram as duas mulheres, que socorreram o adolescente. Além do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), policiais dos Departamentos Operacionais da Polícia Civil integram as investigações. A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) determinou o reforço do policiamento na região onde as vítimas foram mortas.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia