A Universidade Federal da Bahia (Ufba) recebeu recomendação do Ministério Público Federal (MPF) para que adote medidas para sanar irregularidades em concursos públicos para professores de todos os departamentos da instituição. O MPF quer evitar a formação de bancas examinadoras com integrantes que tenham participado anteriormente de atividades acadêmicas em conjunto com algum candidato.
De acordo com a recomendação do procurador da República Edson Abdon, na seleção da Ufba para provimento de vaga para professor adjunto da disciplina Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, um dos titulares da banca examinadora havia integrado o mesmo grupo de pesquisa do candidato selecionado. O documento resultou no inquérito civil nº 1.14.000.001072/2011-94, instaurado em maio de 2011, para investigar o caso.
O órgão também recomendou à instituição que notifique os membros das bancas examinadoras de concursos sobre a necessidade de firmar declaração escrita atestando não se enquadrarem em quaisquer condições de impedimento ou suspeição.
A instituição tem 20 dias, contados a partir do recebimento da recomendação, para informar ao MPF sobre o cumprimento ou não, sob pena de adoção das medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis. O documento foi assinado em 11 de junho. Matéria original: Correio 24h MPF recomenda mudanças em seleção para professores da Ufba
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade