icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Segurança

‘Não é um problema local’, diz secretário de Segurança sobre conflitos entre facções na BA

Durante encontro na Alba, Marcelo Werner ainda anunciou concurso para 4.500 novos policiais e bombeiros até final de 2024

foto autor

Redação iBahia

20/09/2023 às 18:43 • Atualizada em 21/09/2023 às 9:02 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					‘Não é um problema local’, diz secretário de Segurança sobre conflitos entre facções na BA
Foto: Divulgação SSP-BA / Alberto Maraux

O Secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, participou de um encontro com deputados estaduais na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador, na tarde desta quarta-feira (20). Durante a reunião, que foi promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública, o secretário disse que os conflitos recentes entre facções na Bahia não é um problema local.

“A segurança pública e o tema do avanço do tráfico de drogas das facções não é um problema local, temos que entender isso como um problema nacional", disse. “Temos que trabalhar com a repressão qualificada, mas também a prevenção", afirmou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

No início de setembro, os moradores dos bairros vizinhos Alto das Pombas e Calabar, viveram dias com troca de tiros, mortes e quatro situações com reféns.

Dias depois, em 15 de setembro, um policial federal foi morto em uma operação das polícias Civil e Federal no bairro de Valéria. Além dele, outros dois agentes, sendo um civil e um federal, ficaram feridos.

Concurso

Marcelo Werner ainda informou que cerca de 4.500 novos policiais e bombeiros serão contratados até o final de 2024 por meio de concurso.

De acordo com a SSP-BA, o número do efetivo de policiais militares e civis está distante do ideal: enquanto o necessário seria 44 mil agentes, o efetivo atual é de 37 mil.

Além disso, serão incorporadas pouco mais de 700 viaturas, entre elas semiblindadas, aproximadamente 1.000 fuzis, 4.500 coletes balísticos e reestruturação das forças com as criações de novos Comandos, Departamentos e Coordenações.

"Uma parte desse investimento foi direcionado para a valorização do servidor. Aumentamos em 50% o valor pago por arma apreendida, ampliamos as promoções e o pagamento pela redução de mortes violentas”, disse.


				
					‘Não é um problema local’, diz secretário de Segurança sobre conflitos entre facções na BA
Foto: Divulgação SSP-BA / Alberto Maraux

Gastos

De acordo com relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), houve redução nos gastos da Segurança Pública da Bahia em comparação com a receita total do Estado. O investimento passou de quase 17% da receita de mais de R$ 28 bilhões arrecadados em 2016 para menos de 9% dos R$ 55 bilhões no ano passado.

Em nota, o Governo da Bahia informou que fez um investimento recorde na área nos últimos anos e que comparar os recursos destinados à segurança com o total da receita corrente líquida do estado não é adequado, já que podem ocorrer "distorções em função da variedade de fontes de receitas".

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Bahia