O jovem Jeferson Oliveira Bispo, que teve o rim entregue em um saco plástico para a família, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, recebeu alta médica nesta quinta-feira (4). Ele estava internado na unidade desde o dia 22 de julho.
Jeferson perdeu um dos órgãos após ser baleado e passar por uma cirurgia no Hospital Geral Menandro de Faria (HGMF). Após o procedimento, a família do rapaz alegou ter recebido da unidade de saúde o rim de Jeferson dentro de um saco plástico.
Leia também:
Em nota, o Hospital Geral Menandro de Faria (HGMF) explicou que o órgão foi entregue aos familiares para realização de biópsia. Segundo a unidade médica em que Jeferson estava internado, não há laboratório de anatomia patológica.
Já a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), antes de informar que apura o caso, confirmou a entrega do órgão à família do jovem.
A Secretaria também detalhou em um comunicado, que a família de Jeferson recebeu recomendações de onde levar o rim para faze a biopsia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e que a unidade procurou a família para tirar dúvidas dos protocolos adotados. A pasta reconheceu que houve uma falha no fluxo do atendimento e reforçou que o material foi entregue novamente ao hospital.
Na última semana, o diretor do Hospital Geral Menandro de Faria foi exonerado do cargo. A Secretaria Municipal de Saúde de Lauro de Freitas não confirmou que a mudança de comando tenha relação com o fato. A pasta informou apenas que a troca aconteceu pela melhoria da assistência no hospital.
De acordo como a Polícia Militar, um adolescente suspeito de envolvimento no crime foi apreendido e levado para Delegacia de Lauro de Freitas.
Leia mais sobre Bahia em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!