Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
Quente

Regiões da Bahia registram temperatura próxima dos 40°C; saiba motivo

Oeste da Bahia e Vale do São Francisco são áreas afetadas pela onda de calor

Redação iBahia • 23/08/2023 às 12:56 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Regiões da Bahia registram temperatura próxima dos 40°C; saiba motivo
Prefeitura de Formosa do Rio Preto monitora região para evitar queimadas. Foto: Divulgação/prefeitura de Formosa do Rio Preto

O Oeste da Bahia e o Vale do São Francisco estão apresentando temperaturas elevadas nesta semana. De acordo com informações da meteorologista Cláudia Valéria, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros estão próximos de 40°C.

Ao g1 Bahia, ela explicou que a onda de calor deve se estender durante toda a semana, com um tempo quente e seco em todo o estado.

Leia mais:

“Desde segunda-feira a gente está com as temperaturas elevadas, isso vai se estender por toda a semana. A previsão é de que o estado como um todo tenha uma semana bastante quente e seca, mas de uma forma mais intensa na região oeste e no Vale do São Francisco”, contou a meteorologista.

“Nessa região, no decorrer desta semana, podemos ter valores aí nas casas dos 40° C de temperatura, associados à baixa umidade relativa do ar”.

Ainda segundo Cláudia Valéria, é comum que essas regiões apresentem temperaturas elevadas neste período do ano, principalmente no mês de setembro.

"Muitas vezes acontece de serem registradas até a primeira quinzena de outubro, porque é o final do período seco na região”, explicou.

No caso do oeste baiano, não há ocorrência de chuva há mais de 120 dias, o que é considerado normal por causa do período seco da região. De acordo com a meteorologista, esse tipo de situação é recorrente nesta época do ano.

“Sempre no final do período seco, a gente tem essas elevações de temperaturas, com uma massa de ar mais seca, que prevalecerá nessa semana. Acaba elevando mais do que é normal para a região, ficando mais quente e com baixa umidade relativa do ar”, apontou Claudia Valéria.

Até o momento, a maior temperatura registrada pelos pontos de coletas de dados na Bahia, do Instituto Nacional de Meteorologia, foi registrado em Formosa do Rio Preto. Na terça-feira (22), os termômetros marcaram 39,7°, superando o dia anterior, quando o município teve um pico de 39,6°C.

Por conta do calor na região, a prefeitura local tem feito constantes trabalhos de combate, prevenção e monitoramento dos focos de incêndio. Entre as ações estão a construção de aceiros, que são "faixas de terra ao longo de divisas, cercas e áreas de vegetação nativa livres de vegetação".

Outro município baiano que também está com temperatura elevada é Ibotirama. Na segunda (21), o a cidade do oeste do estado registrou 38,7°C.

“Essas temperaturas entre 37 e 39 estão sendo frequentes na região oeste e Vale do São Francisco baiano”, afirmou Cláudia Valéria.

O que está provocando a onda de calor?

De acordo com o meteorologista Fábio Luengo, da Climatempo, uma grande massa de ar quente e seco está sob o Brasil, e eleva as temperaturas em todas as regiões do país. O alerta para o calor excepcional é resultado também da influência do El Niño, fenômeno que aquece as águas do Pacífico Equatorial.

Veja as maiores temperaturas no Brasil registradas até terça-feira (22) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet):

  • Bom Jesus do Piauí (PI): 40,0°C
  • Pium (TO): 39,9°C
  • São Miguel do Araguaia (GO): 39,8°C
  • Santa Rosa do Tocantins (TO): 39,7°Formosa do Rio Preto (BA): 39,7°C
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia