Ruas ficam alagadas e nível de rio preocupa moradores em Itabuna com fortes chuvas; vídeo impressiona


Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

A chuva que atinge a cidade de Itabuna, no sul da Bahia, provocou alagamentos em ruas e fez o nível do Rio Cachoeira, que passa na cidade, chegar a 5,5 metros, nesta sexta-feira (2). O município está sendo afetado pelo mau tempo desde meados de novembro.

Segundo informações apuradas pela TV Santa Cruz, a elevação de três metros do rio foi registrada somente nas últimas 24 horas. Diante disso, os moradores temem o transbordamento do rio.

Ainda de acordo com a TV Santa Cruz, uma das pontes acima do rio foi interditada para carros leves e pesados. A medida foi tomada porque a água do Cachoeira já esta no mesmo nível da ponte. Somente a passagens de pedestres está permitida.

Um vídeo feito por moradores mostra a situação no rio. Nas imagens, a água passa quase transbordando e se aproxima da altura da ponte. Veja abaixo:

A Prefeitura de Itabuna afirmou em nota que o prefeito, Augusto Castro (PSD), determinou a liberação das escolas publicas para acolhimento de desabrigados.

Dentre as escolas liberadas para este fim, estão os colégios João Mangabinha Filho e São Paulo da Cruz (Alto da Lua), no bairro Mangabinha. No caso dos bairros Fátima e Jardim Primavera, as escolas CISO II e CAIC Jorge Amado, respectivamente. No bairro Ferradas, a escola aberta é Lourival Oliveira Soares.

Além disso, foram destinada 15 caçambas, caminhões, escavadeiras e retroescavadeiras para ajudar a população, principalmente da zona oeste da cidade, mais atingida pela chuva. A prefeitura enfatiza que o número de contato para a Defesa Civil é 199.

Alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), afirmou que na manhã desta sexta-feira (2) 22 mm de chuva foram registrado em apenas uma hora.

Nesse sentido, o órgão emitiu um alerta de perigo para o município, uma vez que deve chover ainda 40mm nas próximas horas.

O temporal causou alagamentos em diversas ruas da cidade. Na região da Vila de Itamaracá, a chuva derrubou uma árvore e postes caíram, danificando fios.

Leia mais sobre Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.