icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
BAHIA

Veja como e onde você pode agendar seus exames preventivos

Incidência de novos casos de câncer de mama no estado, em 2020, é de mais 40 novos casos a cada 100 mil mulheres

foto autor

Redação iBahia

14/10/2021 às 12:15 • Atualizada em 30/08/2022 às 15:45 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

O câncer de mama é uma realidade na Bahia e os dados não são animadores. De acordo com Instituto Nacional de Câncer (Inca), a incidência de novos casos de câncer de mama no estado, em 2020, é de mais 40 novos casos a cada 100 mil mulheres. É por isso que a prevenção é tão importante dentro desse contexto.

Agora, você deve estar dizendo que fazer exames é difícil e caro, não é?! Pensando nisso, o iBahia fez uma lista de como você pode realizar seus exames de mama de forma prática. O passo a passo foi construído com o auxílio da Secretaria de Saúde do Estado (SESAB) e Secretaria de Saúde do Munícipio de Salvador (SMS).

Confira:

SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO (SESAB)
Em nota, a SESAB informou que os exames preventivos são ofertados pelos municípios.

SECRETARIA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE SALVADOR (SMS)
Neste ano, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibilizou mais de 64 mil vagas para os procedimentos na rede própria e em clínicas conveniadas. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) é possível realizar os exames de rastreamento e detecção precoce dos cânceres de mama e colo do útero. O rastreio do câncer do colo do útero é realizado através do exame preventivo/papanicolau e está indicado para mulheres e homens transexuais na faixa etária de 25 a 64 anos.

Para a detecção precoce do câncer de mama, além de exame clínico das mamas a partir dos 40 anos, está indicada a realização de mamografia na faixa etária de 50 a 69 anos. Também são ofertados nas unidades de saúde os serviços de testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), distribuição de preservativos, encaminhamentos para laqueadura e inserção de DIU, consulta ginecológica, avaliação nutricional, consultas odontológicas, dentre outros.

PASSO A PASSO DO ATENDIMENTO:

  1. Procure uma unidade básica de saúde do seu bairro
  2. Os atendimentos ocorrem sempre de segunda a sexta, das 8h às 17h
  3. É necessário a apresentação de cartão SUS e documento de identificação
  4. Na recepção, solicite o agendamento de uma consulta com um ginecologista
  5. Durante o atendimento, peça ao médico uma guia para a realização dos exames de rotina assim como o de mama
  6. Com as guias em mãos, você deve retornar a recepção da unidade de saúde e solicitar o agendamento do exame. Aproveite e a partir da data do exame, agende seu retorno ao médico para acompanhamento dos resultados.
  7. Não conseguiu executar esses passos, entre em contato com a prefeitura através do número 156 ou com o sistema Fale com a Ouvidoria deste site.

AÇÃO ESPECIAL

Para ampliar o acesso da população a esses serviços, UBS estratégicas dos 12 distritos sanitários funcionarão no sábado, dia 23 de outubro (Dia D).

O Hospital Municipal de Salvador (HMS), em Boca da Mata, participa da campanha do Outubro Rosa, abrindo agendas extras para os exames direcionados à saúde da mulher. Durante a mobilização, serão ofertados 720 exames, sendo 390 ultrassonografias (USG) de mama e 330 USG transvaginais, para a população encaminhada pelas UBS da capital baiana. Os procedimentos são realizados de segunda a sexta-feira, nos turnos da tarde e da manhã, no ambulatório e no setor de bioimagem.

Sala Rosa – Uma parceria entre a SMS e a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) viabilizará uma estrutura, denominada de Sala Rosa, no Shopping Center Lapa, no dia 29 de outubro, das 9h às 17h, para as interessadas em realizar procedimentos clínicos e participar de atividades educativas.

E mais: as unidades de acolhimento gerenciadas pela SPMJ, tais como Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher Arlette Magalhães (Cajazeiras), Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares (Barris) e Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (CAMSID) serão contempladas ao longo do mês com exames rastreamento e detecção precoce dos cânceres de mama e colo do útero ofertados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Bahia