Os festejos para o dia 2 de julho já começaram. Nesta segunda-feira (1º), véspera do feriado do Dia da Independência da Bahia, a capital baiana recebeu o tradicional Te Deum, o evento é responsável por marcar o início as atividades e aconteceu na Catedral Basílica de Salvador, no Terreiro de Jesus, no Pelourinho.
A cerimônia foi presidida pelo arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, cardeal Dom Sérgio da Rocha. O Te Deum, que em latim significa “A Ti, Deus”, é um louvor antigo da Igreja Católica, entoado apenas em ocasiões especiais.
Leia também:
“Nós temos o reconhecimento e agradecimento de todos os povos envolvidos diretamente nesse processo. É ação de louvor a Deus e também de gratidão a essas pessoas. Momentos como as lutas que aconteceram aqui na Bahia devem ser reconhecidos em todo o Brasil. Fazemos memória através do Te Deum, repetindo esse gesto que acontece ao longo da história”, disse o arcebispo.
O Te Deum (A Ti, Deus!) é um hino da Liturgia das Horas, rezado aos domingos e dias solenes. Este hino foi composto por Santo Ambrósio e Santo Agostinho, no ano de 387, em Milão, por ocasião do batismo de Santo Agostinho. Logo na primeira estrofe é proclamado: “A Ti, Deus, louvamos, a Ti, Deus, cantamos. A ti, Eterno Pai, adora toda a terra”.
Fogo Simbólico do 2 de Julho já está em Salvador
No Rio Vermelho, bairro da Salvador, baianos e turistas prestigiaram a chegada o Fogo Simbólico do dia 2 de julho. A tocha viajou por Cachoeira, Mata de São João, além de Salvador e diferentes personalidades baianas fizeram o carregamento.
A cerimônia do Fogo Simbólico aconteceu no Panteão de Pirajá situado na Praça General Labatut, em Pirajá. Autoridades e civis acompanharam o evento.
Lucas Sales
Lucas Sales
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!