O segundo dia de Bienal do Livro Bahia 2024 foi marcada por novidades das autoras Paula Pimenta e Thalita Rebouças, e a presença de Jefferson Tenório, que falou sobre a polêmica envolvendo a censura do livro "O avesso da pele".
A primeira mesa aconteceu às 11h da manhã, intitulada "Era uma vez: Entre a cabala e a água: histórias de princesas e de príncipes", com Kiussam de Oliveira. Logo em seguida, às 12h, foi iniciado o Café Literário, que trouxe ao longo do dia discussões sobre "literatura e liberdade", "o desafio das ruas", "trilhos urbanos" e "entre fatos e lutas".
Leia também:
Jefferson Tenório fala sobre ameaças
A primeira mesa, que discutiu sobre "livros e liberdade", teve a presença de Lívia Natália, Conrado Hubner e Jefferson Tenório, com mediação de Flávio Avelino.
No bate-papo, o autor revelou que sofreu ameaças pelas redes sociais antes vir a Salvador pela primeira vez.
"Em 2021 eu vim a Salvador pela primeira vez fazer uma visita a uma escola particular que tinha adotado o livro, e antes de chegar eu comecei a receber ameaças de morte nas redes sociais dizendo que seu eu viesse pra cá falar do livro, que eu teria que fugir do Brasil porque eu seria metralhado", contou Jeferson Tenório.
Em 2024, o autor sofreu outro tipo de censura. Segundo ele, uma diretora escolar da cidade de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, fez um vídeo sobre o livro pescando frases e palavrões da publicação e disse que o livro era erótico e que o governo atual estaria mandando para as crianças. O vídeo viralizou e ele recebeu a notícia com perplexidade.
"Eu estava terminando meu próximo livro quando recebi o vídeo e fiquei pasmo. Na frente do meu texto fiquei pensando, ''o que faço agora? Vou botar mais palavrões, porque se fez tanto sucesso'", brincou.
O autor aproveitou a oportunidade para explicar que o livro não trata sobre questões eróticas, e sim sobre o luto. A história da obra é de um filho que perde o pai precocemente em uma abordagem policial e que tem que aprender a lidar com esse luto.
"Fala sobre a precariedade da educação, sobre racismo estrutural, violência policial. Tudo isso é uma cortina de fumaça pra que a gente não discuta o que tem que ser discutido, e é tudo o que essa outra direita conservadora não quer discutir", opinou.
Ainda no evento, Livia falou sobre o poema Quadrilha, que foi censurado em outdoors da cidade de Ilhéus, em 2016, por trazer à tona a violência policial contra populações negras.
Já Conrado Hubner Mendes, autor de obras como O discreto charme da magistocracia, tem sofrido tentativas de censura em colunas de jornal.
Novidades de Thalita Rebouças e Paula Pimenta
Na Arena Jovem, Thalita Rebouças e Paula Pimenta roubaram às atenções do leitores, na mesa "As nossas favs". A escritora de "Fala Sério, Mãe!" ainda participou de um segundo bate papo, com Maíra Azevedo (Tia Má), com tema "A gente se encontra em Salvador 2".
Com o tema 'As nossas favs', Puala e Thalita falaram sobre suas experiências como escritoras e anunciaram novidades na carreira. Thalita contou ao iBahia o nome do novo livro que está em produção.
Depois de publicar 26 livros para o público adolescente, com mais de 2 milhões de exemplares vendidos, a escritora Thalita Rebouças resolveu escrever para as mulheres com mais de 40 anos: "Felicidade inegociável e outras rimas"
Já Paula Pimenta revelou que já escolheu a atriz que vai interpretar Arielle no filme "Princesa das Águas", uma adaptação do seu livro.
"Já temos a atriz, é exatamente a atriz que sonho pra ela, mas não posso falar quem é. Provavelmente vai ser ela. Ela já fez teste, fez tudo, mas como as filmagens só acontecem no fim do ano ou ano que vem, nessa fase as crianças crescem muito rápido, então a gente tem que ver se ela ainda estará combinando com o papel na época das filmagens", finalizou.
Outros momentos do segundo dia da Bienal do Livro
O segundo dia de Bienal do Livro Bahia 2024 ainda contou com as participações da autora Scholastique Mukasonga, escritora de Ruanda no Café Literário.
Já na Arena Jovem, Clara Alves e Deko Lipe se reuniram na mesa "Somos mais fortes junt@s", com mediação de Roberta Gurriti. Assim como André Dahmer e Pedro Vinício, com mediação João Mendes no bate-papo "Por trás de todo malvado, existe alguém que tentou lhe fazer sorrir".
Saiba detalhes da edição 2024 da Bienal do Livro 2024
O tema deste ano traz como foco "As histórias que a Bahia conta e contará". Mais de 170 autores e artistas marcarão presença nos dias do evento. Entre as editoras e marcas baianas presentes, estão Caramurê, Mondrongo, Segundo Selo, Selo Editorial Paralelo 13s, LDM, Crazy Animes, Letra A, Tibi, Mojubá, Edufba, Paulinas, Studio Palma e Cantinho do Sebo.
Vale destacar que os ingressos para o evento custam R$ 30 e podem ser adquiridos no site e também na bilheteria física no local da Bienal.
Nos próximos dias, os interessados na Bienal poderão desfrutar de palestras de nomes importantes no cenário da Literatura como Thalita Rebouças, Maíra Azevedo (Tia Má), Mira Silva, Ricardo Ishmael, Daniela Mercury, Vanderson Nascimento, Vovô do Ilê, Zélia Duncan, Rita Batista, Fabrício Carpinejar e mais.
Nathália Amorim
Nathália Amorim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!