icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
BRASIL

2º paciente com coronavírus no Brasil se reuniu com dez colegas

Clima na XP Investimentos, onde funcionário de 32 anos trabalha, é 'pesado' desde confirmação do caso, relatam colegas

foto autor

Redação iBahia

03/03/2020 às 15:13 • Atualizada em 31/08/2022 às 14:26 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Os dois pacientes de coronavírus no Brasil até o momento estão sendo monitorados por médicos em suas residências na capital paulista. Em bom estado de saúde, ambos contraíram o vírus em viagens recentes à Itália, país com maior número de casos na Europa.

O funcionário da XP Investimentos diagnosticado com coronavírus trabalha há mais de dez anos na corretora. Atualmente, dá expediente numa unidade da XP na Vila Olímpia, bairro da Zona Sul de São Paulo.

Segundo pessoas próximas a ele, o funcionário é muito querido pelos colegas. Após uma viagem à Itália, o homem de 32 anos esteve no escritório da corretora na manhã da última quinta-feira. Na ocasião, reuniu-se com dez pessoas de sua equipe.

A sugestão para ausentar-se do trabalho para checar a condição de saúde veio logo após o meio-dia por causa de um receio do próprio funcionário. Embora estivesse sem sintomas, o homem ficou preocupado com o fato de ter sido convidado para uma festa em que encontraria crianças no fim de semana. Até agora, segundo pessoas próximas ao homem, ele segue sem apresentar os sintomas típicos do coronavírus.

O exame, realizado no hospital Albert Einstein na sexta-feira, ficou pronto no sábado. Por precaução, a XP colocou em quarentena as dez pessoas contatadas pelo funcionário com diagnóstico positivo. As pessoas que tiveram contato com ele estão sendo monitoradas pelas unidades de vigilância local.

Desconforto entre funcionários

Alguns funcionários ficaram incomodados com a exposição dada ao caso. A primeira reportagem sobre o assunto, publicada em um site de notícias na noite de domingo (1º), saiu uma hora após a direção da XP enviar um comunicado interno aos 2 mil empregados sobre o assunto.

Para estes funcionários, que preferiram não se identificar, houve pouco tempo para as equipes da empresa – e suas famílias – assimilarem o fato. Muitos deles, inclusive, souberam do assunto por reportagens no domingo à noite.

De acordo com a assessoria da corretora, a intenção foi de fazer uma comunicação “pró-ativa” para evitar boatos. Na sexta-feira, um dia após o funcionário com coronavírus visitar o escritório, a corretora organizou um encontro com jornalistas para tirar dúvidas justamente sobre o impacto da epidemia no mercado de ações.

Segundo a assessoria da XP, uma equipe de médicos visitou as dependências da corretora em São Paulo para tirar dúvidas dos funcionários ao longo da segunda-feira. Além disso, as mesas dos funcionários agora têm unidades de álcool em gel.

Isolamento domiciliar
O segundo paciente de coronavírus em São Paulo segue em isolamento domiciliar assim como o primeiro, um empresário de 61 anos que voltou de viagem da Itália em 21 de fevereiro. De acordo com a secretaria municipal de saúde de São Paulo, o estado de saúde do homem de 61 anos está sendo monitorado “até que acabem os sintomas”. O teste para coronavírus foi feito no dia 24 no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e o diagnóstico saiu no dia seguinte.

O monitoramento dos dois pacientes confirmados de coronavírus também é feito por médicos do Einstein. A equipe que acompanha os casos informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que os dois "estão bem e em casa".

O infectologista David Uip, que coordena o Centro de Contingência de Coronavírus, criado pelo governo do estado com a confirmação do primeiro caso, confirmou o estado de saúde dos pacientes e disse que "as últimas notícias indicam que estão muito bem", assim como suas esposas.

Os integrantes do centro farão uma nova reunião na manhã desta terça-feira para avaliar as ações até o momento, e atualizar o boletim dos pacientes confirmados e de casos suspeitos.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Brasil