As eleições para Presidência da República acontecem no dia 5 de outubro e, daqui até lá, você precisa conhecer direito cada candidato antes de dar o seu voto. Por isso, o
iBahia fez um breve perfil dos sete políticos que
não tiveram suas candidaturas contestadas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As propostas ainda serão conhecidas e as eleições acontecem no dia 5 de outubro; caso haja segundo turno, a votação ocorre no dia 26 do mesmo mês. Conheça-os.
Aécio Neves (PSDB) Número: 45
Site: www.aecioneves.com.br
Vice: Aloysio Nunes Ferreira Mineiro de Belo Horizonte, Aécio é formado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É neto de Tancredo Neves e iniciou na carreira política aos 21 anos, quando foi secretário pessoal do seu avô, que era governador de Minas, em 81. Cinco anos mais tarde, foi eleito deputado federal e reeleito por mais três mandatos, o suficiente para tentar (e conseguir) uma vaga no governo mineiro, em 2002. Aécio teve 60% dos votos válidos e finalizou o primeiro mandato com 68% de aprovação popular, segundo pesquisa do Instituto Datafolha. Em 2006, foi reeleito com 77% dos votos válidos, mas renunciou ao cargo em abril de 2010 para se candidatar ao Senado, quando foi eleito com a maior votação do Estado. Assumiu o cargo em 1º de fevereiro de 2011 e, em 2013, foi escolhido presidente nacional do PSDB.
Dilma Rousseff (PT) Número: 13
Site: www.dilma.com.br
Vice: Michel Temer Nascida em Belo Horizonte, Minas Gerais, Dilma Vana Rousseff foi a primeira mulher a ser eleita presidente do Brasil na história. É formada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo mestrado e doutorado pela Universidade de Campinas. Iniciou na política participando de grupos militantes contra a ditadura militar no Brasil. Chegou a ficar detida durante quase três anos, entre 1970 e 1972, por conta do envolvimento no Comando de Libertação Nacional e da Vanguarda Armada Revolucionária Palmares. Antes de chegar ao cargo mais importante do país, passou por diversos cargos políticos, sendo Secretária Municipal da Fazenda de Porto Alegre, Secretária Estadual de Energia, Minas e Comunicações, Ministra de Minas e Energia, além de Ministra-Chefe da Casa Civil da Presidência da República. Se filiou ao PT em 2000.
Eduardo Campos (PSB) Número: 40
Site: www.eduardoemarina40.com.br
Vice: Marina Silva Graduado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco, onde foi aprovado no vestibular aos 16 anos e concluiu aos 20, como aluno laureado e orador da turma, Eduardo Henrique Accioly Campos, ou simplesmente Eduardo Campos tem veia de político. É filho do poeta e cronista Maximiano Campos com a ex-deputada federal e atual ministra do Tribunal de Contas da União, Ana Arraes; neto do ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes e sobrinho de Guel Arraes, cineasta e diretor da Rede Globo de Televisão. É casado e tem cinco filhos. Começou na política ainda na universidade, quando foi eleito presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Economia. Em 1987, virou chefe de gabinete do avô e foi o responsável pela criação da primeira Secretaria de Ciência e Tecnologia do Nordeste. Em 1994, foi eleito deputado federal com 133 mil votos, mas pediu licença do cargo para integrar o governo de Arraes como secretário de Governo e da Fazenda, entre 1995 e 1998. No último ano, voltou a disputar um novo mandato de Deputado Federal, conseguindo angariar 173.657 mil votos, a maior votação no estado. Foi presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural Brasileiro, criada por iniciativa própria em 2000. Em 2004, assumiu o Ministério da Ciência e Tecnologia, sendo o mais jovem integrante entre os nomeados. Se lançou candidato ao governo de Pernambuco em 2006 e foi eleito, onde ficou até 4 de abril deste ano, quando se lançou pré-candidato à presidência da República.
|
---|
Eduardo Jorge (PV) Número: 43
Página na internet: www.facebook.com/EduardoJorge43
Vice: Célia Sacramento Soteropolitano de nascença, é formado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba e especializado em Medicina Preventiva e Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Ingressou na política através de movimentos estudantis, chegando a ser preso e processado em duas oportunidades, em João Pessoa, entre 1969 e 1970; e em São Paulo, entre 1973 e 1974. Foi Deputado Estadual e Federal entre 1983 e 2003 pelo Partido dos Trabalhadores (PT), trabalhou como médico sanitarista da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, mas antes disso, em 1978, organizou os primeiros conselhos populares de saúde. Em 2003, filiou-se ao Partido Verde (PV) e é co-autor da legislação constitucional sobre Seguridade Social (Saúde, Previdência e Assistência Social) e autor ou co-autor de leis brasileiras que regulamentam os medicamentos genéricos, o planejamento familiar e a esterilização voluntária; das leis de vinculação de recursos orçamentários para o SUS e de restrição ao uso do amianto, bem como da lei orgânica da assistência social. Foi Secretário Municipal de Saúde de São Paulo em duas oportunidades: no governo de Luiza Erundina, entre 1989 e 1990, e no início da gestão de Marta Suplicy, de 2001 a 2002. Desde 2005, é Secretário do Verde e do Meio Ambiente do município de São Paulo, nas gestões de José Serra e Gilberto Kassab.
|
---|
Luciana Genro (PSOL) Número: 50
Página na internet: www.facebook.com/LucianaGenroPSOL
Vice: Jorge Paz A gaúcha de Santa Maria nasceu em 1971 e formou-se em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. É filha de Tarso Genro, atual governador do Rio Grande do Sul. Iniciou na carreira política ainda adolescente, em movimentos estudantis. Foi professora de inglês até concorrer, pela primeira vez, a um cargo eletivo. Foi eleita Deputada Estadual pelo PT no Rio Grande do Sul em 1994 e reeleita quatro anos depois. Deixou o partido em 2002, quando foi novamente eleita Deputada Federal e participou, no ano seguinte, da fundação do PSOL, instituído em 2004. Em 2006 foi reeleita e chegou a concorrer, dois anos depois, à Prefeitura de Porto Alegre, onde recebeu 72.863 votos, ficando em quarto lugar.
Pastor Everaldo (PSC) Número: 20
Página na internet: www.facebook.com/PastorEveraldo20
Vice: Leonardo Gadelha Nascido no Rio de Janeiro, Everaldo Dias Pereira é um pastor da Assembleia de Deus e vice-presidente do Partido Social Cristão (PSC). Formou-se em Ciências Atuariais pela Faculdade de Economia e Finanças do Estado do Rio de Janeiro e filiou-se em 2003. É um dos líderes da bancada evangélica do partido e tem o apoio do Deputado Federal Marco Feliciano. Também nunca havia pleiteado um cargo eletivo antes.
Zé Maria (PSTU)Número: 16
Página na internet: www.facebook.com/zemariapstu
Vice: Cláudia Durans José Maria de Almeida nasceu em Santa Albertina, São Paulo. É metalúrgico e chegou a iniciar o curso de Matemática pela Fundação Santo André, não finalizando-o. Iniciou sua vida política no final da década de 1970, quando começou a militar no movimento sindical, chegando a ser preso junto a outros ativistas. É dirigente do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), que criou em 1994, após ser expulso do PT dois anos antes por defender a campanha "Fora Collor". Concorreu à Presidência da República em 1998, quando alcançou 202.659 votos; em 2002, quando conseguiu 402.236 e 2010, angariando apenas 84.609 votos.