Para quem pode ficar em casa com a família, este momento de isolamento social por conta da pandemia de coronavírus tem sido desafiador, especialmente na organização do tempo e dos cômodos. Com crianças então, fica ainda mais complicado. O jeito é envolver todos os moradores neste novo modo de vida.
Para os pequenos, é preciso elucidar que ninguém está de férias, lembra a personal organizer Renata Mencalha.
— É necessário criar rotinas de estudo, lazer e momentos em família, ter hábitos de organização desde pequenos — diz.
Para ela, dependendo da faixa etária, as crianças já podem ajudar nos afazeres domésticos como lavar a louça e varrer a casa:
— Com cada um ajudando um pouco, o ambiente ficará sempre em ordem.
Para Elisabete Knupp, personal organizer na Secretáriapontocom, é necessário falar e deixar bem claro o que cada um deve fazer.
— Crianças não nascem prontas, precisamos moldá-las. Quando implantamos organização nelas desde cedo, criamos também o senso da responsabilidade. Para isso, comece com pequenas tarefas, uma por vez.
Segundo ela, uma boa forma de fazer os pequenos colaborarem é fazer tudo de forma lúdica.
— Crie e imprima uma rotina com imagens para tornar a tarefa atrativa. Uma imagem de criança escovando os dentes, guardando os brinquedos, arrumando a cama, estudando e por aí vai.
Veja algumas sugestões para arrumar a casa com a ajuda das crianças:
1- Rotina: Escolha um local para pôr um quadro e mostre como funcionará cada rotina. Se tiver um pouco de dificuldade, crie uma lista para, ao final do dia ou da semana, dar alguma pequena recompensa. Mas nunca é em forma de dinheiro ou comida! Pode ser uma brincadeira em família, assistir algum desenho ou filme, ou um pouco mais de tempo com instrumentos tecnológicos.
2- Para os maiores: Para os adolescentes, a estratégia acontece ao contrário. A cada tarefa não cumprida, deixa de ganhar algo, como um desconto na mesada (se tiver) ou ficar algumas horas sem tecnologia. Esse último costuma funcionar.
3 - Todo mundo junto: Atividades em grupo são mais prazerosas e divertidas. Juntem todos no mesmo cômodo para trabalhar ao mesmo tempo. Fica divertido e a tarefa é feita de maneira bem mais rápida.
4- Dois em um: Por que não tomar banho e limpar o banheiro ao mesmo tempo? Vamos ver quem toma banho e limpa uma parede do box mais rápido? Dê uma esponja para a criança e deixe limpar. Antes feito do que perfeito!
5- Competição: E uma última dica para ajudar nas dobras das roupas: que tal uma competição em família? Vamos ver quem dobra melhor as roupas e meias? Ou quem termina primeiro? Ao fim, aquele que demorar mais pagará uma multa. Pode ser pular em um pé, dublagem, cantar usando uma vassoura como microfone, dançar... Use a criatividade.
6 - Força, foco e fé: Implantar rotina leva tempo. Nada acontece do dia para a noite. Por isso, seja paciente!
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!