|
---|
Os destinos são muitos e as opções de lazer, diversas. A procura pelos cruzeiros marítimos tem aumentando consideravelmente nos últimos anos e é hoje a principal escolha para as viagens de férias. No réveillon, os pacotes já estão praticamente esgotados nas agências. “Os cruzeiros sempre foram muito procurados nesta época do ano”, conta Aldalice Gedeon, diretora da Espaço Turismo, que acredita em um grande diferencial do navio em relação às viagens tradicionais. “Os cruzeiros proporcionam uma grande vantagem de comodidade, os passageiros não precisam enfrentar filas nos aeroportos nem arrumar muitas malas. São para pessoas que querem relaxar, curtir uma boa música, e aproveitar o máximo de toda estrutura e divertimento a bordo”, afirma. Com os preços convidativos, os navios estão cada vez mais em concorrência de ofertas, principalmente, depois que eles se tornaram um hábito no Brasil. “Há uma infinidade de bons cruzeiros não só na costa brasileira. Nessa época de dezembro a março, os grandes navios estão voltando para a Europa, depois da temporada de verão na América do Sul e inverno na América do Norte, e tem sido os mais procurados”, conta Aldalice.
Preços - As embarcações mais luxuosos hoje variam a partir de 920 dólares por pessoa mais taxa portuária. As vantagens dessas viagens são as facilidades que as agências oferecem aos clientes com parcelamento em até dez vezes sem juros para roteiros que duram, em média, sete, oito ou nove dias com todos os serviços grátis, incluindo festas, shows internacionais, cassino, bingo, exposições de arte, entre outros. Os marinheiros de primeira viagem devem ficar atentos ao que levar na bagagem. As dicas são trajes informais e calçados confortáveis, para o dia a dia. Uma roupa de gala para o jantar oferecido pelo comandante, agasalhos, trajes de banho e roupas para usar nas excursões organizadas pelo cruzeiro.Alimentos são terminantemente proibidos, já as joias e os objetos de valor, ficam a critério do passageiro, mas podem ser guardadas no cofre da própria cabine. “A pessoa tem a opção de seguir o que o jornalzinho do dia recomenda. O importante é você estar bem com você, com quem está viajando, e procurar curtir o máximo do seu cruzeiro”, ressalta Aldalice.
Com a família - Em março, Enóe Lobão fará seu primeiro cruzeiro. A aposentada, que já teve muitas oportunidades de viajar de navio mas nunca se interessou, conta que desta vez está ansiosa com o passeio que fará com a filha, o genro e a neta de seis anos. “Antigamente, tinha medo de acontecer qualquer acidente e deixar meus filhos pequenos sozinhos, hoje, que eles já cresceram, superei o medo e estou bastante satisfeita”, explica. Para Enóe, a viagem proporcionará uma convivência muito agradável com a família. “Estou tendo a oportunidade de ir ,pela primeira vez, para os Estados Unidos e ficar mais com minha filha, neta e genro. Além de poder conhecer coisas novas, vou poder descansar bastante”, diz.
|
---|
O professor Vicente Teixeira já viajou duas vezes de navio, para ele, o melhor da viagem é ter tudo em um só lugar. “É como se você estivesse em um hotel cinco estrelas, que te leva para conhecer outros lugares e te proporciona muita comodidade”, explica. Na primeira viagem, Vicente pesquisou em comunidades de um site de relacionamento o que não poderia faltar na bagagem, foi através disso que ele ficou sabendo da festa do comandante. “Muitas pessoas não sabem que devem levar roupas de gala para o jantar, soube através de uma pesquisa na internet”. Outra dica importante que o professor lembra é levar um remédio para enjoo e aproveitar os serviços oferecidos pela tripulação, como shows, brincadeiras e atividades para os passageiros não ficarem parados. Mas para Teixeira, a alimentação do navio poderia ser melhor. “Na primeira viagem, as comidas eram ótimas, já na segunda, a alimentação deixou muito a desejar pois eram comidas muito americanizadas para passageiros brasileiros”, explica o professor. Quem também já aproveitou um cruzeiro foi a empresária Janete Santos. Os destinos escolhidos foram Buenos Aires e Uruguai. Ela, que tinha medo de navio, conta que ficou encantada com o passeio. “Amei a viagem, principalmente por causa da tranquilidade. Não tinha preocupação com alimentação e nenhum estresse”. O serviço oferecido pela tripulação foi o que mais chamou atenção da empresária. “O shopping do navio tem produtos ótimos e com preços excelentes, as atividades e os jantares também são espetaculares”, recomenda.
Dicas: - Durante o cruzeiro, os passageiros podem se comunicar através do sistema de comunicação do navio, sendo possível fazer e receber chamadas via satélite; Para viagens internacionais, a pessoa deve ter em mãos, passaporte válido ou carteira de identidade original.; - Os menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável e ter em mãos, a autorização da Vara da Infância e da Juventude, independente do roteiro.
Serviço: Espaço Turismo Telefone: (71) 3247-8880 (Salvador)/ (73) 3634-2264 (Ilhéus) CVC Telefone: (71) 3082-6200