Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
BRASIL

Coronavírus: Brasil já confirma transmissão local do novo vírus

Segundo Ministério da Saúde, os dois novos pacientes em São Paulo foram infectados pelo primeiro caso diagnosticado no país, no dia 25 de fevereiro

Redação iBahia • 05/03/2020 às 17:53 • Atualizada em 29/08/2022 às 2:44 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O Brasil registrou nesta quinta-feira os dois primeiros casos de transmissão local do novo coronavírus dentro do país. Trata-se de duas pessoas que mantiveram contato com o primeiro paciente confirmado, um homem de 61 anos que tinha viajado para a Itália. Ambos os casos são em São Paulo.

Dos dois casos de transmissão local, um é parente do primeiro caso confirmado. O outro não é da família, mas manteve contato.

Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, transmissão local e transmissão sustentada são coisas diferentes. O que há o Brasil é transmissão local, ou seja, alguém contraiu o vírus de outra pessoa dentro do país. Já a transmissão sustentada ocorre quando não é possível mais rastrear a linha de transmissão do vírus.

— O vírus não está circulando o Brasil. Não está produzindo doentes em que não conseguimos identificar a fonte — disse Wanderson, que depois acrescentou: — O vírus está circulando dentro de um agrupamento de pessoas.

Em uma entrevista coletiva na última sexta-feira, Wanderson deu o exemplo do sarampo, em que é preciso uma cadeia de transmissão com cinco pessoas, em que a primeira transmite para a segunda, que transmite para uma terceira, e assim por diante. No caso do coronavírus, ainda não estava definido o tamanho dessa cadeia de transmissão.

Além desses casos em São Paulo, o Ministério da Saúde confirmou mais dois no Brasil, sendo um no Rio de Janeiro e um no Espírito Santo, elevando para oito o número de pessoas com o novo coronavírus, que costuma provocar sintomas como febre e problemas respiratórios.

Há ainda um nono possível caso, no Distrito Federal, que teve o primeiro teste confirmado, mas ainda precisa de contraprova.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil