icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
BRASIL

Dilma deve vetar meia-passagem para estudantes em interestaduais

Planalto já teria decidido pela questão. Meia em eventos culturais e esportivos segue em análise

foto autor

17/07/2013 às 9:51 • Atualizada em 02/09/2022 às 2:47 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Os artigos que ampliam o direito à meia-passagem, previstos no projeto que cria o Estatuto da Juventude, serão vetados pela presidente Dilma Rousseff, segundo o jornal Folha de São Paulo. O texto, aprovado na última semana na Câmara traz artigos que estabelecem que, em viagens interestaduais, dois assentos devem ser reservados, de forma gratuita, a jovens de renda baixa e outras duas cadeiras teriam desconto de no mínimo 50%, se as que não possuem custo já estiverem ocupadas.O outro artigo permite que todos os estudantes entre 15 e 29 anos tenham direito à meia-passagem nos transportes interestaduais, independente do motivo da viagem.
O texto prevê que o benefício seja custeado pelos recursos orçamentários específicos estratarifários. Ou seja, a ampliação dos subsídios do governo sem que o aumento seja repassado para o usuário dos transportes. Ainda de acordo com a publicação, o método esbarra em diretriz da presidente, que, segundo interlocutores, considera o passe livre e de qualquer concessão ao transporte público um tema que já foi superado.
Dilma, inclusive, teria dito em reuniões com representantes de movimentos sociais que já fez sua parte com o oferecimento das desonerações para o transporte público no início do ano. Qualquer outro benefício no setor teria que ser pago pelo contribuinte, por meio de aumento de impostos.
A meia-entrada para eventos culturais e esportivos, prevista no texto, ainda está em análise no Palácio do Planalto.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Brasil