Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
Aos 37 anos

Entenda problema de saúde que causou a morte de David Miranda

Ex-deputado federal estava internado desde 6 de agosto do ano passado

Redação iBahia • 09/05/2023 às 9:46 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Entenda problema de saúde que causou a morte de David Miranda
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O ex-deputado federal David Miranda morreu na manhã desta terça-feira (9), no Rio de Janeiro. O falecimento foi confirmado pelo marido dele, o jornalista Glenn Greenwald.

O ex-político estava internado desde o dia 6 de agosto, em uma Unidade de Terapia Intensiva de um hospital da Zona Sul do Rio de Janeiro.

Leia mais:

David Miranda foi internado após sentir fortes dores na região do abdome. O diagnóstico apontou um quadro de infecção gastrointestinal e uma série de complicações tornaram tudo ainda mais delicado.

Um mês após a internação de David, Glenn se pronunciou por meio das redes sociais. "Hoje se completam 4 semanas de internação do David na UTI. Ainda está em estado grave, mas estável. Essa estabilidade é vital — encorajante — porque dá ao corpo o tempo necessário para se recuperar. Estamos mais esperançosos do que nunca em sua recuperação completa", publicou.

Ainda segundo Glenn, a infecção comprometeu vários órgãos como o pâncreas, fígado e pulmões, o que tornou o estado do político ainda mais delicado.

Retirada de candidatura

No total, David permaneceu 9 meses na UTI e chegou a ter a candidatura retirada um mês após a internação, já que ele. até então, estava candidato à reeleição.

A Justiça Eleitoral homologou a renúncia na quinta-feira, 22 de setembro. Em despacho assinado pelo desembargador Tiago Santos, o TRE-RJ confirmou que o pedido foi feito por Glenn.


				
					Entenda problema de saúde que causou a morte de David Miranda
Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

De acordo com o tribunal, ele afirmou que o deputado está inconscientes e respirando com ajuda de aparelhos.

"Em sua manifestação, informa que David Michael dos Santos Miranda se encontra hospitalizado desde o dia 7 de agosto de 2022 e que, em momento posterior ao deferimento do pedido de registro, o seu estado de saúde se agravou, o que, inclusive, o impediu de providenciar a abertura das contas bancárias para a campanha eleitoral", disse o desembargador.

Última atualização

Ao longo dos meses em que David Miranda ficou internado, Glenn Greenwald atualizou o estado de saúde do ex-deputado nas redes sociais.

Em março, ele fez um longo relato sobre a internação do marido e afirmou que ele conseguia se manter “a maior parte do tempo acordado”.


				
					Entenda problema de saúde que causou a morte de David Miranda
Foto: Reprodução/Instagram

“Desde a primeira semana, houve três ocasiões em que seus médicos me ligaram e nos disseram para nos prepararmos para o pior, que suas chances de sobrevivência nas próximas 48 a 72 horas eram muito baixas, quase impossíveis", disse na época.

"Nem vou me dar ao trabalho de tentar explicar como é ter que dizer a seus filhos, à família e aos melhores amigos de seu marido que é hora de ir para o hospital pelo que provavelmente será a última vez”, completou.

Desabafo

Por meio das redes sociais, Glenn Greenwald desabafou sobre a morte do marido e relembrou que ele completaria 38 anos na quarta-feira (10).

"É com a mais profunda tristeza que comunico o falecimento do meu esposo, @DavidMirandaRio. Ele faria 38 anos amanhã. Sua morte, esta manhã, ocorreu após uma batalha de 9 meses na UTI. Ele morreu em plena paz, cercado por nossos filhos, familiares e amigos", escreveu.

"A vida de David foi extraordinária em todos os aspectos. Sua mãe morreu quando ele tinha 5 anos, deixando-o órfão em Jacarezinho. Mas uma vizinha linda e compassiva, Dona Eliane, acolheu-o apesar de ter 4 filhos de sua própria e profunda pobreza, tornou-se sua mãe, deu-lhe uma chance de vida" seguiu.

"David era singular: o homem mais forte, apaixonado e compassivo que já conheci. Ninguém tinha uma palavra ruim para ele. Não consigo descrever a perda e a dor. Farei o possível para honrar seu legado: nossas crianças e nossas ONGs. E eu sei que muitos irão celebrá-lo e seu impacto", finalizou.

David deixou o marido e mais três filhos.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil