Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
Homenagem

Livro 'Um Defeito de Cor' será tema do enredo da Portela em 2024

Escola de samba anunciou a novidade através de seu instagram oficial

Redação iBahia • 02/04/2023 às 16:42 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Livro 'Um Defeito de Cor' será tema do enredo da Portela em 2024
Foto: Reprodução/Redes sociais

Já no clima do Carnaval, a escola de samba Portela terá um tema especial para o enredo de 2024. Em publicação nas redes sociais, a jornalista e roteirista, Eliana Alves Cruz, comemorou que o livro "Um Defeito de Cor", da escritora Ana Maria Gonçalves, será o enredo da Portela no ano que vem.

"O livro “Um defeito de cor” será o enredo da @PortelaNoAr 2024 e eu estou MUITO feliz! Salve Luiza Mahin! Salve Ana Maria Gonçalves! É nóis!", escreveu a jornalista na publicação.

Leia mais:

A própria escola de samba também usou as redes para divulgar a notícia. "Para o carnaval de 2024, o sonho da G.R.E.S Portela está baseado no principal fator simbólico que dá consistência para ela ser o que é e chegar onde chegou: O Afeto. Baseado no romance “Um Defeito de Cor”, da escritora Ana Maria Gonçalves, o enredo traz uma outra perspectiva da história, refazendo os caminhos imaginados da história da mãe preta, Luisa Mahim", anunciou a escola no instagram.

Cheio de significado, "Um Defeito de Cor" narra a história de uma mulher africana idosa, cega e preste a morrer, que viaja da África para o Brasil em busca do filho perdido. Com uma narrativa envolvente, forte e que prende a atenção, a autora Ana Maria Gonçalves apresenta a vida dessa mulher ao longo dessa travessia, que é marcada por mortes, estupros, violência e escravidão.

A narrativa remonta a história do Brasil e revela a luta da mulher preta africana para manter suas heranças e preservas suas raízes no país. Potente, “um Defeito de Cor” narra a luta pela liberdade que fundou o Brasil e é uma escolha forte para uma escola de samba, ambiente historicamente formados por pessoas pretas, além de símbolos de resistência e preservação da cultura de comunidades negras.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil