O site do Sisu (www.sisu.mec.gov.br) indicará as notas de corte para cada curso ao candidato, que vai poder alterar as opções conforme o desempenho, dentro do prazo de inscrição, que vai até quinta-feira. Uma vez por dia, o sistema fará a atualização das informações. A nota de corte é a menor nota para ficar entre os selecionados em um curso, com base no número de vagas e no total de inscritos. No ato da escolha, o estudante também terá de indicar se pretende concorrer a vagas reservadas pela Lei de Cotas ou destinadas às demais políticas de ações afirmativas adotadas pelas instituições; se não for o caso, participa da ampla concorrência.
O resultado da chamada única será divulgado no dia 18. Quem for selecionado fará a matrícula nos dias 22, 25 e 26 deste mês. Os não selecionados têm a opção de entrar numa lista de espera, entre os dias 18 e 29. O resultado será divulgado pelas instituições indicadas no dia 4 de fevereiro. Candidatos devem agilizar toda a documentação com antecedênciaA matrícula nas universidades começa somente no próximo dia 22, mas o prazo que parece distante pode ficar pequeno se o candidato deixar tudo para cima da hora. Isso porque, alguns documentos obrigatórios podem demorar de sair, a exemplo de um histórico escolar, e isso pode inviabilizar a inscrição. Assim, a recomendação é para que, desde já, os candidatos separem todos os documentos necessários.
Para se matricular, é preciso apresentar, pessoalmente, certificado de conclusão e histórico escolar completo do ensino médio; CPF; documento de identificação original com foto, com validade em todo o país; certificado de quitação com serviço militar (para quem é do sexo masculino e maior de 18 anos); título de eleitor; certidão de quitação eleitoral e uma foto 3x4 recente. Escolha das duas opções de curso deixa candidatos apreensivosEntre alguns estudantes, mesmo passado o período de preparação e o próprio exame, ainda permanece a indecisão sobre quais serão as duas opções de curso no Sisu. A área tecnológica, uma das indicadas pelos consultores, é a segunda opção da estudante Íris Teixeira, 17 anos. A primeira escolha dela é Arquitetura, mas ela teme não conseguir ultrapassar a nota de corte, tradicionalmente alta. “Pretendo fazer Arquitetura, mas como a nota de corte é muito alta, quero entrar no BI (Bacharelado Interdisciplinar) de tecnológicas e fazer graduação linear para Arquitetura depois”, comentou a candidata a uma vaga na Universidade Federal da Bahia (Ufba). Outra área bem cotada, Comunicação Social é a segunda opção de Gabriel Diniz, 17. Sua paixão sempre foi Publicidade – que também capacita profissionais para trabalhar com mídias sociais –, mas ao conhecer a grade de Oceanografia, mudou de escolha. “Sempre quis ser publicitário, mas sempre me identifiquei na área das biológicas. São matérias que sinto prazer em aprender cada vez mais”, disse o agora candidato a biólogo marinho. Segundo Elen Souza, da Catho, a área de saúde também continua promissora e isso inclui os cursos de Enfermagem e Medicina. Essa será a opção da estudante Carolina Maciel, 17, que ainda não tem certeza se garantiu vaga no Sisu. Isso porque, mesmo com as notas disponíveis desde sexta, ela, que quer cursar Medicina, vai deixar para saber do resultado só amanhã. “Estou com medo de me decepcionar, mesmo tendo um bom desempenho. Acho que fiz uma boa prova, porém devido ao TRI (Teoria de Resposta ao Item), não sei se a minha nota vai ser suficiente”, ponderou.Notas de corte do Sisu mudam a cada dia; inscrições vão até quinta-feira |
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade